Notícias

Senador oposicionista relata processo contra Renan

Guarulhos, 11 de outubro de 2007

O senador Jefferson Péres (PDT-AM) foi escolhido para ser o relator do processo que denúncias de que o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), teria comprado, em parceria com o usineiro João Lyra, mas por meio de laranjas e sem declarar à Receita Federal, duas emissoras de rádio e um jornal em Alagoas. O senador amazonense, que faz parte da oposição ao governo Lula e que pede a saída de Calheiros da presidência da Casa, pretende entregar seu relatório até o dia 2 de novembro.

“Toda denúncia tem quer ser baseada em provas, para que não seja injusto. Seria um ato desonesto de minha parte não encontrar provas e pedir a cassação”, afirmou.
Segundo o líder do DEM, senador José Agripino (RN), lideranças políticas decidiram fixar a data de 2 de novembro como prazo final para que o Conselho de Ética aprecie todos os processos que tramitam no colegiado contra Renan. Caso isto não aconteça, os senadores prometem obstruir a pauta de votações, impedindo, assim, a votação de qualquer matéria.
A indicação de Peres foi comemorada pela oposição no Senado. O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), afirmou que colocar Péres à frente da relatoria sinaliza que o Senado “está entrando nos eixos e assumindo a postura que a sociedade exige e merece”.

Movimento “Fora Renan”

Um grupo de deputados e senadores de partidos de oposição e da base aliada do governo lançou na quarta-feira, 10 um movimento que pede o afastamento imediato de Renan Calheiros.
De acordo com o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ), 52 deputados e 16 senadores devem participar da mobilização. “Senado da República: fora Renan e os 46 Calheiros” é a frase do “pergaminho” elaborado pelos parlamentares e que recebeu dezenas de assinaturas e mensagem de moradores de Brasília apenas nesta quarta. Ainda segundo Alencar, integram a mobilização parlamentares do PMDB, PPS, PSB, PDT, PSDB e PSOL.