Notícias

Economista recomenda investir

Guarulhos, 28 de setembro de 2007

Os investimentos em imóveis devem render mais que fundos de renda fixa. É o que acredita o economista Mauro Halfeld. E o preço dos aluguéis tende a acompanhar a valorização dos imóveis, além de renderem 7% ao ano em relação ao valor total do bem. Aplicações em renda fixa alcançam rendimento médio líquido de 6% ao ano. E, para comprar, tão importante como o preço do imóvel é avaliar a região onde ele está

“Ao comprar ações, aposta-se na prosperidade de uma empresa e, ao comprar imóveis, acredita-se na prosperidade de uma determinada região”, disse Halfeld, autor do livro Investimentos – Como Administrar Melhor seu Dinheiro, durante evento da Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo (Aabic).

Quando o assunto é investimentos pessoais, o especialista acredita que a aquisição de automóvel seja o grande vilão do endividamento e da menor capacidade de poupança.
Segundo ele, o mercado brasileiro vive hoje um bom momento para a compra de imóveis. “O boom ainda não aconteceu, e é possível comprar bens usados a preços convidativos. Já nos lançamentos, o metro quadrado tem preço alto, o que não deve trazer grandes retornos.”

Em relação à forma de pagamento, sempre vale poupar para comprar à vista. “Em algumas formas de financiamento, o mutuário chega a dever 170% do valor do imóvel para o agente financiador, e isso pode assustar porque, em um financiamento de 15 anos, passa-se uma década inteira pagando só os juros, sem computar o valor real de amortização da dívida”, disse Halfeld.