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Comércio festeja as boas vendas

Guarulhos, 03 de setembro de 2007

Julho trouxe bons resultados para o varejo da região metropolitana de São Paulo. Segundo Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista (PCCV), apurada pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP), houve crescimento real (descontada a inflação) no faturamento de 2,9% em relação ao mesmo mês de 2006. No acumulado dos primeiros sete meses, a expansão foi de 3,8%

Na avaliação da Fecomercio, este semestre está mantendo a trajetória do anterior, com vendas aquecidas, estimuladas principalmente pela grande oferta de crédito.

Os melhores desempenhos de julho ficaram com as lojas de eletrodomésticos e eletroeletrônicos, material de construção e de vestuário, tecidos e calçados. Esses três segmentos registraram incremento no faturamento superior a 12% – eles tiveram altas de 14,9%, 14,8% e 12,1%, respectivamente. Os resultados mais modestos ficaram com as lojas de departamento (1,6%) e os supermercados (0,1%).

Na outra ponta, o único grupo que registrou queda nas vendas foi o comércio de autopeças e acessórios. Em julho, a retração no faturamento foi de 19,4%. No acumulado do ano, o setor registra baixa de 23,5%. De acordo com a Fecomercio, o desempenho é resultado da deflação nos preços dos produtos, agravada pelo câmbio e pela “excepcional” venda de automóveis novos. A Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista é apurada mensalmente pela Fecomercio desde 1970. Os dados são coletados junto a cerca de 1,8 mil estabelecimentos comerciais na região metropolitana de São Paulo. ( AE )