Notícias

Juro básico pode subir logo

Guarulhos, 21 de agosto de 2007

De acordo com ela, não há a menor possibilidade de a Selic se situar num patamar abaixo de 10% ao ano em 2008. A fonte fez esta observação ao ser confrontada com a expectativa de alguns de seus colegas economistas, que ainda trabalham com uma seqüência de cortes de juro à razão de 0,25 ponto percentual, até atingir 9,75% ao ano

Isso porque o quadro econômico se alterou muito de um mês para cá. “O cenário mudou, por linhas tortas, a favor do Mantega (ministro da Fazenda, Guido Mantega), que tanto lutou para manter uma meta de inflação de 4,5% para o IPCA em 2009, quando todos defendiam a redução para 4%”, disse o informante, para quem o impacto da volatilidade é bem maior do que muitos pensavam.

“Tanto que o Federal Reserve (o banco central norte-americano), que vinha preparando o terreno para elevar a taxa básica para combater a inflação, já deve começar a cortar juros”, alertou.

O economista prosseguiu: “Aqui, o BC poderá até começar a elevar juros. Ele vai aguardar o comunicado do Federal Reserve de 18 de setembro para começar a subir a Selic”. Segundo essa fonte, o fim do ciclo de afrouxamento monetário era algo previsto por muitos, mas a crise no cenário internacional, originada no mercado de títulos dos Estados Unidos, só fez antecipar este momento.

O que esse informante disse, o economista-chefe do Banco ABN Real Amro Bank para a América Latina, Alexandre Schwartsman, havia previsto há duas semanas. A diferença entre as previsões reside apenas no “timing”. Para o economista do ABN o processo de elevação de juros poderia ocorrer em algum momento do próximo ano. Mas, de acordo com a fonte próxima ao Banco Central, a mudança de rota já se daria em outubro. Na raiz das duas previsões, está a mesma motivação: a inflação em alta. (AE)