Notícias

Nova sede receberá “Deus Mercúrio”

Guarulhos, 31 de julho de 2007

O escultor gaúcho Arthur Guerizoli iniciou no final de julho a obra que ficará exposta no novo prédio da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos

Um bloco de três toneladas em mármore branco com 2,10 metros de altura, escolhido a dedo pelo artista numa pedreira localizada no estado do Espírito Santo, está sendo esculpido em São Paulo. De maneira clássica, o escultor Arthur Guerizoli realiza o maior trabalho figurativo que já fez em toda sua carreira.

Ele entregará até o final deste ano à ACE-Guarulhos a escultura “Deus Mercúrio”, que na mitologia representa o Deus do Comércio. A estátua ficará exposta no prédio da nova sede própria da ACE-Guarulhos inaugurada recentemente.

“Depois que enxergo a figura no bloco é só tirar o resto”, disse Guerizoli com uma naturalidade impressionante. “Me deram liberdade para criar. Estou entusiasmado com esse trabalho”, contou.


O escultor gaúcho Arthur Guerizoli

Com muita experiência no assunto e depois de passar sua vida inteira “respirando” arte, o artista em 1997 aperfeiçoou seus conhecimentos em Carrara – Itália, estudando e trabalhando nos tradicionais ateliês daquela cidade. No período de 1998 a 2002 foi responsável pela execução da obra escultórica em mármore de Arcângelo Ianelli.

A iniciativa da confecção do “Deus Mercúrio” partiu da diretoria da ACE-Guarulhos que acredita estar presenteando a cidade com uma imponente obra deste talentoso escultor.


O esboço do “Deus Mercúrio”

Mercúrio – As palavras comércio, mercado e mercenário derivam do latim merx (mercadoria), da mesma forma que Mercúrio, deus alado que protegia os negócios e os lucros. Mercúrio, na religião romana, era o deus das mercadorias e dos mercadores. Correspondia a Hermes, o veloz mensageiro dos deuses na Mitologia Grega e de quem assimilou as façanhas heróicas.
Desde sua infância, Mercúrio manifestara-se um gênio, dotado de rara inteligência e perspicácia. Atribui-se a ele, ainda criança, a invenção da lira e da flauta. Mercúrio era o mais ocupado de todos os deuses, ou seja, o que mais encargos possuía, por sua extrema habilidade e variados poderes, trabalhando, pois, intensamente.

Consta, ainda, que seu capacete (denominado Pétaso), o tornava invisível, o que lhe permitia avaliar atitudes e exercer controles sobre a ação de todos, oferecendo-lhe extremos poderes. Esta é a razão pela qual Mercúrio era o principal intérprete das vontades de Zeus e dos deuses do céu, fazendo cumprir as vontades supremas.

Uma das mais belas estátuas, que representam Mercúrio, encontra-se em Florença, na Itália, e foi esculpida por Giambologna, fazendo parte da coleção do Palazzo Bargello. Mas, outras obras foram feitas para homenageá-lo, desde a antigüidade clássica, há quase dois milênios e meio.