Notícias

ACE Guarulhos participa do “Cansei”

Guarulhos, 30 de julho de 2007

Lideradas pela Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo (OAB-SP), diversas entidades civis lançaram o Movimento Cívico pelo Direito dos Brasileiros, iniciativa que pretende externar a indignação da sociedade diante do acidente aéreo da TAM e dos recentes escândalos de corrupção que assolam o País

Um protesto será realizado no dia 17 de agosto, às 13 horas, no local onde o avião da TAM se chocou com o edifício da TAM Express, exatamente um mês após o acidente. Será feito um minuto de silêncio em homenagem aos familiares das 199 vítimas, seguido por um breve culto ecumênico.

A ACE-Guarulhos participa do movimento e aproveitará a oportunidade para reivindicar a construção da 3ª pista no aeroporto de Guarulhos.

O movimento, que usa “cansei” como palavra de ordem, “não é um movimento contra o governo, mas sim, a favor do Brasil”, disse o presidente da OAB-SP, Luiz Flávio Borges D´Urso. “A premissa é ser cívico, apolítico e apartidário. Pretendemos traduzir o anseio da sociedade e mostrar atitude e indignação pelo momento vivido”, explicou.

“Queremos despertar a sociedade pelo silêncio. Não é só para o governo, mas para que cada um de nós assuma a parcela de responsabilidade que tem em relação à sociedade brasileira, na hora de votar e de criticar os problemas”, declarou o presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Alencar Burti.

“O movimento pretende deixar claro que é a sociedade quem de fato governa o País, mas às vezes ela parece estar anestesiada. Para isso a sociedade tem de se levantar, se mobilizar para cobrar do governo a execução de ações que dêem rumo ao Brasil”, disse ele.
 
Burti garantiu que vai trabalhar para mobilizar os 2,2 mil municípios alcançados pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), entidade a qual também preside, neste movimento cívico.

Para Wilson Lourenço, presidente da ACE-Guarulhos esta é uma grande chance do povo brasileiro mostrar sua indignação: “A sociedade civil organizada tem a obrigação de mostrar o seu descontentamento com a atual situação que o país atravessa. Aqui na cidade vamos batalhar para que seja construída a 3ª pista do aeroporto. Essa obra trará muitos benefícios para Guarulhos e certamente mais segurança para todos”, afirmou

Campanha – A campanha publicitária do movimento, que começa a circular nas TVs, rádios, jornais e revistas, foi produzida gratuitamente. Os meios de comunicação social também não receberam pela veiculação da mensagem. Adesões ao movimento podem ser feitas no site www.cansei.com.br.

Na campanha para a televisão, pessoas exibem cartazes com a palavra “Cansei”, seguido por outros cartazes em que se explicam os motivos do posicionamento – entre eles, o caos aéreo, empresários corruptores, governo paralelo dos traficantes, pagar tantos impostos, CPIs que não dão em nada, presidiários com celular e violência.

O último cartaz diz: “Cansei de achar tudo normal e de não fazer nada. E se você já se cansou de tudo isso, mostre sua indignação no dia 17 de agosto”. Numa segunda etapa, o movimento quer fazer propostas para solucionar os problemas apontados pela campanha.

Apoios – Os líderes pretendem estender o movimento para outras capitais e cidades brasileiras por meio das representações de suas entidades em outros Estados.

Entre os apoiadores estão entidades de peso como a Fiesp, a Febraban, o Conselho Regional de Medicina-SP, o Sescon-SP, a Associação de Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil, a Associação Brasileira de Pilotos de Helicópteros (Abraphe), a Confederação Nacional dos Jovens Empresários do Brasil (Conaj) e o Fórum Permanente de Empreendedorismo.