Economia

Inadimplência do consumidor guarulhense caiu 3,1% no 1º trimestre

No Estado de São Paulo, a inadimplência registrou alta de 1,6% e a recuperação de crédito queda de 0,3% no mesmo período

Guarulhos, 28 de abril de 2017

A inadimplência do consumidor na cidade de Guarulhos teve queda de 3,1% no acumulado do ano (1º trimestre de 2017 contra o mesmo período do ano passado), de acordo com os dados da Boa Vista SCPC, parceira da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE-Guarulhos). Na comparação interanual (março-17 contra março-16), a inadimplência retraiu 5,2%. Contra o mês anterior (março-17 contra fevereiro-17) houve queda de 0,5%. No mesmo período do ano, a inadimplência no Estado de São Paulo caiu 1,6%. Entre os municípios observados no levantamento da Boa Vista SCPC, a cidade de Marília foi a que atingiu a maior inadimplência do consumidor no 1º trimestre do ano (3,8%), e Barueri o menor índice de inadimplência (5,2%), no mesmo período.

Presidente da ACE-Guarulhos, William Paneque afirmou que os números devem ficar ainda melhores ao decorrer do ano, já que a economia brasileira tem se recuperado lentamente. “O consumidor permanece cauteloso e tem cortado gastos, mas acredito que com o aquecimento do ambiente econômico, o fluxo de negócios crescerá novamente, gerando um cenário positivo para todos”, analisou.

Recuperação de crédito

O indicador de recuperação de crédito do consumidor em Guarulhos – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes – apontou alta de 0,1% no acumulado do ano (1º trimestre de 2017 contra o mesmo período do ano passado). Na comparação interanual (março-17 contra março-16), o indicador subiu 11,5%. Já contra o mês anterior (março-17 contra fevereiro-17), houve queda de 1,2% no pagamento de dívidas na cidade. Entre outros municípios observados pela Boa Vista SCPC no levantamento, Itapetininga foi a que obteve o melhor percentual de recuperação de crédito no 1º trimestre (14,3%), enquanto Votuporanga, a cidade com a maior queda (-1,6%).

“Apesar das melhoras nos índices trimestral e interanual, a pesquisa mostra uma retração na comparação mensal. Por isso, o empresário necessita ter cautela. Sempre lembrando que a ACE-Guarulhos disponibiliza o mais completo serviço de análise de crédito do Brasil ao seu associado”, ressaltou Paneque.

Metodologia

O indicador de registro de inadimplência é elaborado a partir da quantidade de novos registros de dívidas vencidas e não pagas e o indicador de recuperação de crédito é elaborado a partir das exclusões de registros informadas à Boa Vista SCPC pelas empresas credoras. O índice calculado pela média móvel dos últimos 12 meses do mês de referência, tendo como ano base a média desses valores em 2011 (base = 100). A partir de março de 2016, as séries dessazonalizadas (as quais utilizavam o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau) foram descontinuadas.