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Cartilha ajuda a acertar dívidas e incentiva o consumo consciente

Guarulhos, 25 de julho de 2007

Mais força para ajudar o consumidor a conhecer e administrar melhor seus hábitos de consumo. É o que está fazendo a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) ao implantar um novo layout e uma linguagem mais direta e didática, repleta de ilustrações, para as novas cartilhas – que de duas viraram uma – do Movimento de Apoio ao Consumidor (MAC), criado em 2001 pela entidade

O MAC luta para estimular a cooperação mútua entre iniciativa privada e pública, por meio de parcerias, apoios e patrocínios em ações promocionais conjuntas.

De lá para cá, a entidade já distribuiu mais de 2 milhões de cartilhas nos postos do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), nas 15 sedes distritais da ACSP e em eventos de conscientização do consumidor em todo o Brasil.

Esse trabalho de apoio e esclarecimento do consumidor envolveu também a rede capilar das 412 associações comerciais do interior paulista, que integram a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

O novo desenho das cartilhas tem um objetivo muito claro: melhorar a comunicação com o leitor-consumidor, abrindo a possibilidade de uma educação preventiva. Para facilitar a leitura, a Associação Comercial juntou suas duas cartilhas – “Limpe o seu nome na praça” e “Saiba como administrar seu orçamento doméstico” – em apenas uma: “Administre bem seu orçamento doméstico e limpe seu nome na praça”.

Juntas, elas reúnem o conteúdo da “Limpe o seu nome na praça”, que combina ilustrações com um texto simples e direto para ajudar, em detalhes, o consumidor a entender e agir de forma correta no caso de ter seu nome incluído no SCPC. Para o caso da “Saiba como administrar seu orçamento doméstico”, a ACSP se preocupou em mostrar didaticamente todas as informações necessárias para planejar com êxito a renda doméstica, única maneira de conciliar economia com consumo responsável.

Alerta para golpes – A nova cartilha única tem ainda o cuidado de alertar o consumidor para evitar que se torne vítima de golpistas que prometem, mas não cumprem, a promessa de limpar seu nome, usando empresas de fachada, que se dizem especialistas no assunto. E o texto não pára por aí: ajuda a negociar dívidas da melhor forma possível, em benefício e satisfação do credor e devedor. E o sucesso dessa ação já pode ser medido: a taxa de recuperação de crédito aumentou de 50,7% para 76,8% nos últimos 10 anos, segundo dados da ACSP.

Vale lembrar, ainda, que o trabalho do MAC não se limita apenas à edição da nova cartilha. Ele põe também à disposição do consumidor de qualquer canto do Brasil o SOS Cheques e Documentos, um serviço gratuito usado para disparar um alerta ao mercado contra cheques e documen-tos roubados e extraviados. Basta ligar para o número 0800.011.15.22 e registrar o caso. No mesmo instante, a informação será incluída nas consultas do SCPC, em todo o território nacional, protegendo o cliente do uso inadequado de seus cheques e documentos. Outra maneira de acessar o MAC é pela home page www.apoioaoconsumidor.com.br, no ar desde fevereiro do ano passado.