Notícias

Todos contra o aumento do IOF

Guarulhos, 18 de julho de 2007

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, afirmou ser errada a idéia de aumentar o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sobre a entrada de capital externo no País. Segundo ele, esse assunto não está em pauta no governo

Paulo Bernardo disse não ver necessidade desse tipo de medida para conter o fluxo de capital especulativo. “Se alguém está fazendo esta proposta, tem que apresentar as razões”, acrescentou. O ministro do Planejamento defendeu a aceleração da queda dos juros. “É o que todos desejamos, inclusive o Maracanã”, disse ao responder a uma pergunta sobre a aceleração do recuo da taxa básica de juros (Selic).

O presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Fábio Barbosa, defendeu a necessidade de se estudar com muito cuidado a proposta de elevação da alíquota do IOF incidente sobre o ingresso de capital estrangeiro no País para investimento de curto prazo. “A valorização do real tem numerosos motivos. Por isso, é preciso cuidado para não adotar medidas que aparentemente resolvem o problema, mas causam outros”.

Segundo Barbosa, a alta do real é resultado de um cenário internacional e nacional pungente e do saldo da balança comercial. “É preciso ter cuidado antes de embarcar em qualquer medida”, disse Barbosa, na reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES). Para ele, a valorização da moeda brasileira é inexorável e traz implicações positivas. ( AE)