Notícias

Convênio com governo federal garante criação de telecentros

Guarulhos, 20 de junho de 2007

Um convênio firmado nesta quarta-feira, dia 13, entre a Prefeitura de Guarulhos e os ministérios da Cultura e da Fazenda, garantirá a implantação de 17 telecentros em Pontos de Cultura da cidade

A cerimônia, que foi comemorada com dos “Demônios da Garoa”, foi acompanhada por quase duas mil pessoas.

A parceria prevê a doação de 187 computadores, todos rodando em sistema operacional Linux, conectados à internet, com uso livre para consultas e pesquisas. Já está em andamento um projeto piloto no Ponto de Cultura Parque das Nações/Jurema.

Segundo o secretário de Cultura, Edmilson Santos, o projeto dos telecentros deve atender cerca de 8,5 mil pessoas por dia e está em conformidade com a política cultural da cidade, que é a de descentralizar a cultura.

Prevista na Política de Responsabilidade Social do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) – órgão ligado ao Ministério da Fazenda –, a implantação destes telecentros se apóia nas ações do governo federal de promover a inclusão digital em comunidades carentes.

Para o prefeito de Guarulhos, Elói Pietá, a implantação dos telecentros representa uma conquista para os jovens e para a população em geral. “Esta iniciativa é um passo importante para a inclusão digital”, afirmou.

Marcaram presença no evento a vice-prefeita, Eneide Maria Moreira de Lima, o secretário nacional de programas e projetos do Ministério da Cultura (MinC), Célio Turino, e o representante do Serpro, Oswaldo Shirata.