Notícias

Economia cresce 0,8% no 1o trimestre

Guarulhos, 15 de junho de 2007

PIB foi puxado por consumo

A economia brasileira cresceu 0,8% no primeiro trimestre do ano em relação aos últimos três meses do ano passado, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Economistas consultados pela Reuters previam expansão de 1,1%.

Além disso, na comparação com o primeiro trimestre do ano passado, o Produto Interno Bruto (PIB) do País cresceu 4,3%. Em valores nominais, o PIB brasileiro nos três primeiros meses do ano somou R$ 596,1 bilhões, ante R$ 539,3 bilhões no mesmo período do ano passado.

“O dado do trimestre (0,8%, ante o trimestre imediatamente anterior) chega a 3,2% se anualizado, que é bem em linha com o PIB potencial do País e, com isso, não muda o cenário de inflação”, afirmou Alexandre Lintz, estrategista-chefe do BNP Paribas Brasil.

Nessa base de comparação, houve expansão no PIB da indústria, de 0,3%, e dos serviços, 1,7%, enquanto a agropecuária registrou queda de 2,4%. Além disso, a formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), que representa a taxa de investimentos no País, cresceu 2,1%; o consumo das famílias subiu 0,9% e o do governo aumentou 3,5%.

Carro-chefe – O crescimento de 6% no consumo das famílias no primeiro trimestre de 2007 na comparação com igual período do ano passado foi o maior apurado pelo IBGE desde o primeiro trimestre de 2000. Esse foi o 14o resultado positivo trimestral consecutivo.

Claudia Dionisio, técnica da coordenação de contas nacionais do IBGE, explica que a expansão no consumo foi conseqüência do aumento da massa salarial real e do crescimento nominal de 24,6% do saldo de operações de crédito do sistema financeira para pessoas físicas. Ela explicou que “com certeza a demanda interna foi o carro-chefe” do PIB no primeiro trimestre deste ano.

O aumento da renda disponível bruta no País do primeiro trimestre do ano passado para igual período de 2007 fez com que, mesmo com o aumento do consumo, a taxa de poupança (poupança bruta/PIB) também crescesse. Segundo o IBGE, a taxa de poupança foi de 17,4% no primeiro trimestre de 2007, acima da taxa de 16,4% do primeiro trimestre do ano passado.