Notícias

Campanha contra a poliomielite tem início dia 16

Guarulhos, 14 de junho de 2007

Vacinação em massa começou em 1980 e, desde 1989, não é registrado caso da doença no Brasil

Começa dia 16, a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite de 2007. A meta do Ministério da Saúde é imunizar 16,3 milhões de crianças menores de cinco anos, o que corresponde a 95% da população do País nessa faixa etária. A segunda etapa será em 25 de agosto.

A poliomielite (a popular paralisia infantil) é causada por um vírus e é uma doença infecciosa sistêmica e aguda, que pode ou não provocar paralisia. A transmissão se dá, principalmente, por contato fecal, salivar ou com água contaminada. A maioria dos casos ocorre de forma branda, resultando apenas em sintomas de gripe ou perturbação gastrintestinais, como diarréia. Já nos quadros graves, ocorre paralisia ou astenia (ausência ou deficiência de força) dos músculos, com perda dos reflexos superficiais e profundos.

Os últimos casos de poliomielite, no Brasil, foram registrados em 1989, nos estados de Rio Grande do Norte e Paraíba. Em São Paulo, isso aconteceu um ano antes, no município de Teodoro Sampaio. Esse fato pode fazer com que a população menospreze o poder da doença e dê pouca importância à campanha de vacinação. No entanto, vale lembrar que se trata de uma moléstia séria que durante vários séculos foi o terror de pais brasileiros, deixando um grupo numeroso de crianças e adultos jovens com seqüelas ou incapacitadas. Esse cenário só começou a mudar a partir de 1973, quando entrou em ação o Programa Nacional de Imunizações (PNI).

A estratégia de aplicar a Vacina Oral contra a Poliomielite (VOP) em massa foi adotada em 1980, quando foi realizado pela primeira vez o Dia Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Desde então o sucesso vem se repetindo ano a ano, o que levou à erradicação da doença em território nacional.