Notícias

Secretário do Emprego anuncia facilidades para o microempreendedor

Guarulhos, 30 de maio de 2007

Criação da figura do Microempreendedor Individual (MEI) vai trazer milhares de trabalhadores para a formalidade

Na última sexta-feira, 25/5, o secretário do Emprego e Relações do Trabalho  do  Estado  de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, participou do Fórum  “A  Nova  Realidade  para  os  Pequenos Negócios com  a Lei Geral” promovido  pelo  Sebrae-SP,  e anunciou a figura do Microempreendedor Individual (MEI).

Na  cerimônia,  que contou com a presença do governador José Serra, Afif apresentou a criação de normas legais para o tratamento diferencial e simplificado do MEI.

O MEI é a figura mais importante dos últimos anos como instrumento de formalização  do  auto-emprego  no  Estado  de São Paulo. Estão incluídos nessa categoria, por exemplo, pequenos vendedores, limpadores de piscinas, jardineiros, entre outros.

Trabalhadores com atividade fixa que vivem na informalidade por conta da burocracia e da alta carga tributária. Eles representam 57% da População Economicamente Ativa (PEA).

A Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho preparou uma proposta de Resolução que permite o tratamento jurídico diferenciado para estes microempreenderores. O documento foi apresentado no evento.

O Fórum “A Nova Realidade para os Pequenos Negócios com a Lei Geral” foi realizado no Palácio dos Bandeirantes – av. Morumbi, 4.500, Auditório Ulisses Guimarães.