Notícias

Proteja o seu rico dinheirinho

Guarulhos, 22 de maio de 2007

Ainda tem muita gente que sente um frio na barriga sempre que entra no site do seu banco e faz uma transação. Não é para menos: volta e meia descobre-se que instituições respeitáveis, de alcance mundial, deixaram vazar informações de seus clientes. Provavelmente, você mesmo conhece uma pessoa que passou seu cartão de débito em um caixa automático e perdeu o saldo inteiro da conta.

Isso quer dizer que bancos são inseguros e perigosos? De jeito nenhum. Se há sites confiáveis, esses são os das instituições financeiras, que desde o início do serviço de bancos on-line são as mais preocupadas em não deixar passar absolutamente nada. Eles sabem onde lhes apertam os calos: quebra de credibilidade pode custar alguns milhares – talvez milhões de clientes. E os bancos, hoje, ganham em tudo, nos juros, nas taxas, nos serviços. Quanto mais clientes, melhor.

Todo especialista sabe que o ambiente de banco na web é altamente seguro. Giovani Thibau Cristófaro, da Techbiz, lembra que o ambiente inteiro é protegido por criptografia. Ou seja, todo e qualquer dado é misturado e assim é enviado.

Verifique se aparece o ícone de um cadeado na parte de baixo do navegador. É sinal de que você está em um site seguro e que toda a informação, ali, é codificada ao extremo.

É importante, portanto, navegar em sites reconhecidos, aconselha Cássio Menezes, coordenador de segurança da informação da Amazônia Celular e da Telemig Celular. Um dos perigos está exatamente aí: digamos que você recebeu uma mensagem pedindo para você alterar sua senha por motivos de segurança. É sempre por esse motivo. Pode se dar de você acessar um site que, em tudo, seja exatamente igual ao site do banco no qual você tem conta. Mas é um site falso, que simplesmente vai roubar suas informações para prejudicá-lo no futuro, diz Thibau Cristófaro.

Por isso, a primeira e grande recomendação é ficar de olhos muito bem abertos. Se tiver qualquer dúvida, passe o mouse (sem clicar) sobre os links e veja, na parte inferior da tela, se os endereços conferem. Em geral, os hackers informam um endereço e dirigem o clique para outro.

E mantenha a sua máquina preparada, quando for acessar sites de bancos. É bom, ao menos, manter o antivírus e o sistema operacional atualizados, além de configurar um firewall pessoal para maior proteção. Ou você corre o risco de amanhecer com muitos reais a menos em sua conta.