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Implantar TI nas pequenas empresas

Guarulhos, 14 de maio de 2007

Existe um enorme mercado de TI ainda por explorar no universo das pequenas empresas, desde a comercialização de equipamentos e aplicativos, até a oferta de serviços específicos como de consultorias, suporte técnico, manutenção, etc., porém muitas destas oportunidades de novos negócios estão, ainda, camufladas.

Para você interessado em ingressar neste mercado pouco compreendido, são necessários alguns cuidados, que podem ser divididos em três estágios:

  • 1º Estágio – Diagnóstico do Mercado

Para entender as angústias, frustrações e desejos do mercado, você precisa inicialmente estudar a cultura dominante no momento e a linguagem usual mais adequada para o relacionamento comercial.
Encontrar a localização e analisar os melhores caminhos para chegar até eles, sem alarde e projetos megalomaníacos.
Reconhecer as carências dos diversos nichos de mercados através de conversas e análises das conveniências de cada possível cliente.
Proceder à adequação dos produtos e serviços para os consumidores previamente estudados.
Realizar a negociação do orçamento, de forma a atender as expectativas mercadológicas e financeiras dos dois lados, fornecedor e consumidor.

  • 2º Estágio – Conquista

Uma vez que você tenha a percepção correta dos seus futuros clientes, chegou o momento de entrar nas suas empresas e demonstrar que quando os produtos e serviços adquiridos forem utilizados adequadamente, o sucesso e o desenvolvimento serão alcançados com menor esforço que antes do apoio das tecnologias da informação.
Lembre-se que possivelmente alguém no passado, possivelmente, já esteve oferecendo alguma coisa relacionada com TI, com arrogância técnica, com algum profissionalismo ou mesmo transbordando ganância, por meio de aplicativos sofisticados demais para as necessidades do mercado pretendido.

  • 3º Estágio – Implantação e Comercialização

Para que a implantação dos equipamentos ou serviços de TI não isole temporariamente o empresário das informações da empresa, a utilização de procedimentos de inserção gradual e horizontal dos sistemas pode significar o êxito ou o fracasso da comercialização, ou seja, inserir o aplicativo até onde as informações atualmente possam atender, evitando a busca de novos dados, ainda inexistentes na empresa.

É sempre bom lembrar que os três requisitos básicos, controles de estoque, cadastros (produtos, clientes e fornecedores) e os controles financeiros (faturamento, fluxo de caixa, demonstrativo de resultados do exercício – DRE e a formação de preços de venda), precisam estar direcionados à realidade do negócio e prontos para atender as solicitações de utilização e análise por parte do empresário – cliente.

Jorge Luiz da Rocha Pereira
Consultor – Sebrae-SP