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“Puxadinho” impulsiona varejo da construção

Guarulhos, 27 de abril de 2007

O DATA Popular Pesquisa & Consultoria divulga seu novo estudo sobre o comércio de materiais de construção para baixa
renda que movimenta mais de R$ 37 bilhões

Com o objetivo de avaliar o impacto do mercado popular no varejo de material de construção, a pesquisa foi encomendada pela Avenida Brasil Comunicação e Marketing, e aponta o famoso “puxadinho” como um dos principais fatores de atração da baixa renda neste mercado. De acordo com o sócio-diretor Renato Meirelles, apenas 16% dos brasileiros pagam aluguel. Ao longo de sua trajetória, o DATA Popular aprendeu que a casa do consumidor popular está em constante construção e o crescimento de sua família faz com que sua casa logo dê origem ao famoso puxadinho.
“Mais de 68% dos gastos com moradia das classes C, D e E estão relacionados a reforma e mais de 5,5 milhões de homens estão empregados na construção civil. Essas duas afirmações apontam para uma dinâmica fundamental no varejo da construção: este cidadão é cliente – e também avalista”, afirma Meirelles.

De acordo com a pesquisa, há mais complexidade na venda de materiais de construção, reforma e acabamento do que pode parecer. Afinal, homens, mulheres e profissionais da construção têm interesses, expectativas e comportamento de compra bastante distintos. Logo, seus diferentes perfis de consumo irão interferir na decisão de compra de cada categoria.

“O varejista deve em primeiro lugar avaliar cuidadosamente o mix de ofertas e promoções. Se houver muitas ofertas ao mesmo tempo, o cliente acredita que está sendo ludibriado. Para este consumidor quando tudo é oferta, nada é oferta”, argumenta Wagner Sarnelli, sócio da Avenida Brasil.

Outro ponto indicado como importante pela pesquisa é o relacionamento com os operários das obras. Cerca de 32% das compras pequenas e urgentes são delegadas a este profissional que também espera proximidade (física), atendimento especializado e atenção.