Notícias

Ministério Público em campanha pela ética

Guarulhos, 15 de janeiro de 2007

Mensaleiros, sanguessugas e corruptos de todos os níveis da administração pública são os alvos da campanha “Ética”, desencadeada ontem pelo Ministério Público de São Paulo. O objetivo é conclamar a sociedade a vigiar os políticos eleitos em outubro e reforçar a cruzada pelo poder de investigação dos promotores.

“A sua vigilância é fundamental para evitar que fatos como estes voltem a acontecer”, diz o texto do filme que será veiculado na TV, ilustrado por imagens de manchetes de jornais de todo o Brasil noticiando desmandos de administradores públicos. Além do filme, produzido pela agência Futura – sem custos ao MP -, um spot de rádio de 30 segundos será transmitido pelas principais emissoras do País.

Rodrigo Pinho, procurador-geral de Justiça, advertiu para a reação de entidades que pretendem tirar da promotoria a competência para realizar apurações de caráter criminal. Recentemente, a Ordem dos Advogados do Brasil foi ao Supremo Tribunal Federal com ação de inconstitucionalidade pela resolução do Conselho Nacional do MP que atribui aos promotores a responsabilidade pela condução de procedimentos criminais.

“Infelizmente esta é uma questão ainda não decidida pelo STF, daí a importância de uma mobilização cada vez maior da sociedade civil para impedir retrocesso tão grave”, declarou. “Passado esse turbilhão de denúncias, a sociedade tem que fiscalizar cada vez mais”, completou Pinho.