Notícias

Feirão do Imposto

Guarulhos, 24 de novembro de 2006

Enquanto o De Olho no Imposto – projeto de lei que prevê a discriminação da carga tributária nas notas fiscais – não for aprovado pelo Congresso, os feirões de impostos continuarão a ser realizados no País. Amanhã, o Feirão é nacional e acontece em 21 estados. A Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje) promove o evento com o apoio dos grupos que fazem parte da Frente Paulista do Jovem Empreendedor.

“O objetivo é conscientizar o povo do quanto há de impostos embutidos nos preços das mercadorias e serviços. Ao mesmo tempo, o Feirão será um instrumento de pressão para aprovação do De Olho no Imposto no Senado”, explica Tiago Campoi, um dos coordenadores do Fórum de Jovens Empreendedores da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

No Estado de São Paulo, haverá feirão na capital, em São Bernardo, Santo André, Ribeirão Pires, Campo Limpo Paulista e São José do Rio Preto. Na capital, será realizado no Shopping Penha, das 9 horas às 17 horas. Segundo Campoi, todos poderão fazer uma compra fictícia, passar suas mercadorias por uma espécie de caixa e receber a nota fiscal com o peso dos tributos registrado.

O Feirão do Imposto simula um supermercado, com produtos em prateleiras e seus preços afixados junto com a carga tributária embutida em cada um deles. O peso tributário de cada produto ou serviço é calculado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT).

De acordo com Valter Moura Júnior, coordenador da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) Jovem, na região do ABC, em São Paulo, são esperadas de 6 mil a 7 mil pessoas nos feirões. Além de conscientizar a população, os feirões do ABC vão distribuir material sobre o movimento Quero Mais Brasil. “Isso porque se trata de um movimento em nome da transparência nas políticas públicas. A colocação da carga tributária nas notas fiscais é um passo nessa direção”, afirma Moura Júnior.

Em São Bernardo do Campo, o Feirão será realizado na Praça da Matriz; em Santo André, no calçadão da Rua Oliveira Lima; e em Ribeirão Pires, na Praça Central da cidade. Os estados do Rio Grande do Sul, Bahia, Rondônia, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Sergipe promovem o mesmo evento.