Notícias

Vias de Guarulhos ganham nova iluminação

Guarulhos, 30 de agosto de 2006

Administração municipal pretende trocar 54 mil lâmpadas na cidade

ACE

Nova iluminação promove maior segurança

Um convênio firmado entre a Prefeitura de Guarulhos com a concessionária Bandeirantes Energia está possibilitando deixar o município mais iluminado. Esta constatação pode ser feita em três mil pontos de iluminação do município, que acabaram de ganhar novas lâmpadas. No total 54 mil pontos de iluminação da cidade ganharão lâmpadas de sódio, além da ampliação de mais 20 mil pontos.

Para que este projeto de iluminação pudesse se tornar realidade, a administração municipal criou em 2005 o Departamento de Iluminação, comandado por Paulo de Tarso.

Segundo Tarso, o trabalho de trocas das lâmpadas tem sido incansável, já que a cidade há pelo menos 25 anos não via o sistema de iluminação se desenvolver.

“Estamos buscando solucionar os problemas, já que o atual sistema é obsoleto”, afirmou Paulo de Tarso.

Hoje cerca de 90% das lâmpadas da cidade são de mercúrio, consideradas inadequadas. Todas serão trocadas por lâmpadas de sódio, que aumentam a iluminação em uma via em até 50% e reduz o consumo em 38%.

Até o momento já foram trocados pelo menos 3 mil pontos de luz. Nesta 1ª fase serão 11 mil. Paulo de Tarso contou que uma nova linha de financiamento promovida pela Eletrobrás e Bandeirantes Energia deve ser aprovada, o que permitirá a implantação do programa Reluz, possibilitando a troca dos 54 mil pontos de iluminação necessários.

ACE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Lago de Vila Galvão também recebeu a nova iluminação

Critérios – As vias com maior incidência de criminalidades e acidentes, além dos centros comerciais da cidade, são os primeiros locais a receberem as lâmpadas de sódio. Este critério foi adotado após uma parceria firmada com a Polícia Civil que cedeu os números do Infocrim, que contém os dados da criminalidade em Guarulhos Já a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito forneceu dados sobres as vias com maior incidência de acidentes.

Vias como a rua Treze de Maio (Vila Galvão), Avenida Suplicy, Avenida Timóteo Penteado, Avenida Milton e a região da Vila Rio de Janeiro, já receberam a nova iluminação.

“Temos dados que mostram a redução da criminalidade e de acidentes após a instalação das novas lâmpadas. Tudo isto está possibilitando mais vida para Guarulhos”, salientou Paulo de Tarso.

A população de Guarulhos, assim como os comerciantes da cidade, aprovaram a iniciativa da prefeitura. João Luiz, proprietário do Auto Posto Vila Galvão, que fica na rua Treze de Maio, disse que há mais de 30 anos o bairro esperava por uma nova iluminação.

“Era uma reivindicação dos comerciantes há mais de 30 anos. A iluminação ficou ótima. O bairro está mais bonito”, aprovou.

O comerciante Carlos Eduardo de Mevo, que possui um bazar na mesma região também gostou do trabalho executado.

“Ficou ótimo. Para os lojistas esta maior claridade é muito interessante, pois nos dá mais segurança”, falou.

O vice-presidente de serviços da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE) e morador de Vila Galvão, Wilson Lourenço, destacou que a prefeitura atendeu um pleito antigo, aumentando a segurança na cidade.

“Sabemos elogiar quando é necessário. Realmente o trabalho da Prefeitura foi muito significativo”, declarou.

ACE

As ruas ficaram mais iluminadas

O presidente da ACE-Guarulhos, Decio Pompêo Junior, elogiou a troca das lâmpadas. Segundo Pompêo, a entidade sempre reivindicou uma melhor iluminação para Guarulhos e espera que todos os bairros também recebam o benefício.

“A Prefeitura como um agente público vem cumprindo muito bem com o seu papel, o que é louvável. Espero que toda a cidade receba o mesmo tratamento que os atuais pontos de iluminação tiveram”, salientou.