Notícias

Fórum aponta déficit de 15% na polícia local

Guarulhos, 24 de agosto de 2006

Ocorrem 30 homicídios por mês, apesar de haver redução gradual

Inúmeros são os problemas de segurança em Guarulhos. Para discuti-los, são feitas reuniões mensais do Fórum de Segurança, como a que aconteceu no dia 21/8, na sede da OAB, no Centro.

De acordo com o diretor responsável pelo Fórum, Wilson Lourenço, a mudança de horário (do período da manhã para o noturno) se deu para que a comunidade pudesse participar. Lourenço entende que os problemas da cidade são muitos e nem todos podem ainda ser resolvidos. “Temos uma deficiência de aproximadamente 15% no número de policiais nas ruas. São cerca de 1500 agentes na cidade”, explica.

Embora o efetivo esteja reduzido, as estatísticas, segundo ele, demonstram diminuição de crimes no município. Ainda assim, foram registrados, em 2006, cerca de 30 homicídios mensais. “Essa média vem declinando ao longo dos meses, mas sabemos que ainda são 30 famílias passando por essas tragédias”.

Por outro lado, o presidente do Conseg Bom Clima, Alberto Valadares, o Argentino, acredita que os problemas da cidade estão longe de melhorar. “Enquanto houver mais intenções políticas do que sociais, os trabalhos na comunidade não vão pra frente. Lamento  que o Fórum não esteja progredindo”. Argentino decidiu se afastar das reuniões, alegando que o fórum não atendeu às suas expectativas. 

Lourenço, entretanto, rebate: “Essa é uma opinião pessoal. Acho que as pessoas não podem abandonar o barco”, conclui.