Notícias

Entidades empresariais aprovam anistia fiscal

Guarulhos, 22 de agosto de 2006

Para ACE, Ciesp e ASEC medida facilita regularização

Para tentar receber cerca de R$ 1,65 bilhão devido aos cofres públicos do estoque da Dívida Ativa Municipal, a Prefeitura criou nova lei, publicada no dia 18 deste mês, que reduz o valor de multas e facilita pagamento de débitos para com a administração direta e indireta. Quem saldar as dívidas até 17 de outubro terá 100% de abatimento em relação a juros e multas, além de outras opções com redução gradual para pagamento em parcelas. A anistia foi bem recebida por entidades empresariais de classe de Guarulhos, como Ciesp, ACE e Asec.

Para o diretor-presidente do Ciesp/Guarulhos, Daniele Pesteli, de maneira geral, a entidade vê com bons olhos a anistia, principalmente em relação ao IPTU. “Com as dificuldades que os empresários enfrentaram na década de 90, muitos deixaram de pagar alguns impostos”, disse. “Ninguém deixa de pagar uma dívida porque quer e sim por falta de condições”, concluiu Pesteli.

Já o presidente da Asec – Associação dos Empresários de Cumbica, Luis Carlos Teodoro, também acredita que os débitos acumulados são conseqüência de períodos críticos dos empresários. “Quando a Prefeitura cria uma condição de parcelamento para equacionar os problemas com a dívida ativa, acredito que haverá um esforço geral para regularizar as pendências”, afirma Teodoro.

Por meio da Assessoria de Imprensa, o presidente da ACE – Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos, Décio Pompêo Junior, disse que o parcelamento de multas e juros é sempre bom para quem tem débitos em aberto com a Prefeitura. “Por outro lado, é importante ficar atento na hora de assinar a confissão da dívida, conforme exige a nova lei”, resumiu.