Notícias

Varejo cresceu 5,68% no primeiro semestre

Guarulhos, 17 de agosto de 2006

A Copa do Mundo afetou as vendas do varejo em junho. O fechamento das lojas nas tardes de jogos do Brasil levou a uma queda de 0,38% ante maio, após três meses consecutivos de expansão ante mês anterior. Na comparação com junho de 2005, houve aumento de 4,08%, menor do que a variação apurada nos meses anteriores.

Apesar da leve perda de ritmo no mês, o varejo fechou o primeiro semestre com crescimento nas vendas de 5,68%, o melhor resultado em seis meses desde o segundo semestre de 2004. O técnico da Coordenação de Serviços e Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Reinaldo Pereira, disse que o bom desempenho acumulado confirma que “não há necessariamente uma desaceleração (em junho) porque esses resultados podem ser pontuais”.

A avaliação é compartilhada pelo economista da MB Associados Sérgio Vale. Para ele, o comércio deve mostrar reação em julho. Ele aposta na melhoria do segmento de móveis e eletrodomésticos, na continuidade do crescimento do setor de super e hipermercados e também de automóveis. “Os dados da indústria mostraram que houve uma expansão da produção de veículos no mês passado e isto deve se refletir no comércio”, comparou.

Renda – Reinaldo Pereira observou que os resultados das vendas do varejo em junho e no acumulado do primeiro semestre mostram que o aumento do rendimento está tendo um efeito maior sobre o desempenho do setor do que o crédito. “Observamos que está havendo uma troca de variável que explica o comportamento do comércio. Em 2005, o crédito claramente era a principal influência sobre o setor; em 2006, parece que começamos a chegar a um limite de crédito e está havendo uma reversão, com a renda se tornando o principal impacto para as vendas do setor”, disse.

Como exemplo, Pereira destacou que as vendas do grupo de super, hipermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, com crescimento de 8,49% em junho ante igual mês de 2005, puxaram o aumento das vendas do varejo (4,08%) nessa base de comparação. No primeiro semestre, com aumento de 7,57% ante igual período do ano passado, esse grupo também puxou as vendas do comércio (5,68%).

Pereira observou que os dados trimestrais e semestrais do setor comprovam que não há desaceleração nas vendas. O aumento de 5,68% no primeiro semestre deste ano foi superior ao apurado no segundo semestre de 2005 (5,02%) e no primeiro semestre do ano passado (4,64%). As atividades do varejo com pior resultado em junho foram as de móveis e eletrodomésticos, com queda de 5,07% ante maio, seguidas pelos ramos de tecidos, vestuário e calçados (-2,35%)