Notícias

O “Traço Extra” do cartunista Fausto Bergocce

Guarulhos, 14 de julho de 2006

Morador de Guarulhos há 40 anos, Fausto Bergocce, volta a trabalhar em jornal da cidade e acaba de lançar um novo livro

Uma folha em branco, lápis, nanquim e muita criatividade para transformar os fatos que marcam o dia-a-dia do Brasil e do mundo em charges, cartoons e ilustrações. Assim é a rotina de trabalho de um cartunista guarulhense, pouco conhecido entre os seus vizinhos, mas muito respeitado nas redações dos grandes veículos de comunicação de São Paulo e que acaba de lançar seu terceiro livro, intitulado “Traço Extra”. Seu nome: Fausto Bergocce.

Nascido na cidade de Reginópolis, no interior  de  São Paulo, Fausto escolheu há 40 anos morar em Guarulhos. E foi no mesmo município que escolheu para viver que em 1974, no antigo periódico GuaruNews, começou a sua carreira como cartunista na mídia impressa. De lá pra cá, não parou mais. Já passou pelas redações de importantes jornais como: Última Hora, Folha de São Paulo, Diário do Grande ABC, O Estado de São Paulo, Diário Popular e Diário de São Paulo, entre outros.

“O básico do meu trabalho é o dia-a-dia, por isso eu digo que sou jornalista do desenho. Gosto muito da história e pego os fatos do cotidiano e os transformo em charges”, disse Fausto.

Diferentemente de muitos jornalistas que são pautados por seus editores, Fausto sempre gozou de um privilégio: “Sempre me pautei”. Ele avisa que as charges continuam em alta e que seu compromisso é com o leitor.

“Meu compromisso é com o leitor e o jornal. Quando tenho uma idéia legal, eu vou e faço”, falou.

Retorno a Guarulhos – Após 30 anos afastado do jornalismo guarulhense, Fausto Bergocce volta a desenhar o cotidiano do município através do jornal Olho Vivo, que acaba de passar por uma reformulação gráfica. O cartunista vem publicando suas charges duas vezes por semana – terças e quintas – e promete colocar os problemas da cidade através de seus traços.

“É muito bom voltar a Guarulhos depois de 30 anos, uma cidade por quem eu tenho uma grande empatia. Conheço os problemas locais e vou colocar os fatos da cidade em meus desenhos”, disse.

Traço Extra – Fausto Bergocce possui três obras publicadas. A primeira foi “Sem perder a Linha”, de 1999, uma coletânea dos seus 20 anos de profissão. Em 2002, lançou o livro, “Esqueçam do que ele desenhou”, que faz uma leitura do segundo mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso (1998-2002), através de charges. Seu último trabalho foi lançado em 2005, Traço Extra, que reúne 200 desenhos inéditos – entre cartoons, charges, ilustrações, caricaturas e pinturas -, mas com uma proposta essencialmente cultural.

Traço Extra contou com o prefácio escrito pelo músico e compositor Paulinho da Viola, por quem o cartunista tem grande admiração.

“Era um grande sonho meu ter um prefácio do Paulinho da Vila, que para mim é uma pessoa muito inteligente, um grande intelectual”, salientou.

O livro possui desenhos feitos pelo autor em suas viagens pelo mundo, traços que retratam o mundo do esporte, além de uma seção que mostras suas pinturas feitas em telas.

“Este livro é uma proposta cultural para todos os públicos e idades. Uma criança olha e sem encanta. É o começo de uma formação cultural”, falou.

Uma curiosidade que a obra traz é um grande desenho que Fausto realizou a pedido da Prefeitura de São Paulo, no ano de 2000, em comemoração aos 200 anos do Jardim da Luz, que na década de 30 era uma espécie de Parque do Ibirapuera.

No desenho o cartunista retratou a história do local com muita cor e humor. Lá é possível ver como a população usava o jardim para práticas esportivas, quermesses, exposições, manifestações e shows. Bergocce não deixou de retratar também a passagem de personagens históricos pelo local, dentre eles Monteiro Lobato, Olavo Bilac, Dom Pedro II, Mário de Andrade, Adoniram Barbosa, e muitos outros.

Aqueles que se interessarem em comprar o livro em parceria cultural, pode procurar Fausto Bergocce no telefone 6402-9987. A obra também está sendo vendida na livraria Nobel, que fica no Internacional Shopping. Um exemplar custa R$ 50,00.

Dica – Conheça mais sobre os trabalhos de Fausto Bergocce através dos sites:

www.faustocartoon.com.br
www.chargesonline.com.br
www.humornanet.com