Notícias

Brasil enfrenta Austrália pela liderança do Grupo F

Guarulhos, 18 de junho de 2006

O belo estádio Allianz-Arena, em Munique, será o palco da segunda partida do Brasil na Copa do Mundo, contra a Austrália. As duas seleções venceram suas respectivas partidas de estréia – os brasileiros, por 1 a 0, contra a Croácia; os australianos, por 3 a 1, no confronto com o Japão.

A fraca atuação do atacante Ronaldo Fenômeno, no jogo de terça-feira, foi motivo de muitas discussões em todo o mundo sobre o estado de saúde do jogador brasileiro. Para muitos torcedores, Parreira deveria mudar o time, com vistas a aumentar o poder ofensivo da seleção.

O Olho Vivo foi às ruas do centro nesta sexta-feira para ouvir as expectativas da população com relação ao próximo jogo do Brasil na Copa, neste domingo, às 13h horas, contra o selecionado da Austrália.

OTIMISMO Nenhuma das pessoas ouvidas pelo Olho Vivo apostou em uma derrota da seleção canarinho. Para a professora Valéria Carmem, 35, o Brasil deve ganhar por dois tentos a um. Para ela, o técnico Parreira deveria mexer no time – sai Ronaldo Fenômeno e entra Robinho. “[o Parreira] tem que colocar o time para tocar mais a bola, e os jogadores para correr mais”, diz o confeiteiro José Fabiano. Para ele, se o time jogar dessa forma, o Brasil deverá vencer facilmente por 3 a 0.

Mesmo palpite da dona-de-casa Maria Genelsa, que com uma confiança inabalável diz: “nosso time vai ganhar”. Para Genelsa, o selecionado brasileiro está muito bom, devido à qualidade individual de seus craques. Assim sendo, o técnico não precisa realizar nenhuma modificação.

“Acho que vai ser 1 a 0”, diz Ana Paula Geraldo Medeiros. Atribui o resultado magro à estréia da seleção, que frustrou suas expectativas. Para ela, o ex-craque do Santos Robinho deveria ser titular da seleção. Mesma posição do soteropolitano Augusto Bernardes de Almeida, que também aposta em mais uma vitória suada e sem brilho do selecionado pentacampeão.

Durante a enquete realizada no Centro da cidade, a equipe do Olho Vivo percebeu um movimento nas lojas abaixo do esperado. A maioria dos estabelecimentos que comercializam camisas e acessórios para o torcedor estavam vazias. O comércio espera reverter este quadro conforme o Brasil for melhorando seu desempenho durante o Mundial, e alcançar a etapa decisiva da competição.

A situação dos grupos

A Alemanha e Equador já estão classificados para as oitavas-de-final. Polônia e Costa Rica não têm mais chances. Alemães e equatorianos decidem o primeiro lugar na terça-feira, dia 20.

B A Inglaterra é a única seleção matematicamente classificada no grupo B. Suécia, com quatro pontos, e Trinidad e Tobago, com um, ainda lutam pela outra vaga. O Paraguai está fora. A decisão do grupo será no dia 20.

C Argentina e Holanda estão classificadas para a próxima fase. Sérvia e Montenegro e Costa do Marfim, com duas derrotas, cumprem tabela na última rodada. Holandeses e argentinos decidem o primeiro lugar no dia 21, quarta-feira. O empate será favorável à Argentina, que – justiça seja feita -, fez uma exibição de gala contra a Sérvia (vitória por 6 a 0).

D O México empatou na sexta-feira, 16, com Angola por 0 a 0. Com esse resultado, os mexicanos têm quatro pontos. Portugal e Irã jogam neste sábado. Uma vitória portuguesa deixará o time de Felipão em ótimas condições para ser o campeão do grupo.

E Com uma rodada realizada, República Tcheca e Itália dividem a liderança do grupo E. Gana e EUA perderam na estréia. Neste sábado, 17, os tchecos enfrentam Gana; os italianos jogam contra os norte-americanos. Atenção: italianos ou tchecos, uma dessas seleções deverá enfrentar o Brasil nas oitavas-de-final.

F Grupo do Brasil. Neste domingo, brasileiros e australianos decidem a liderança. Croatas e japoneses lutam pela primeira vitória.

G Coréia do Sul tem a liderança, com uma vitória contra Togo. França e Suíça têm um ponto (empataram por 0 a 0). A situação desse grupo ainda está aberta.

H A Espanha estreou com grande estilo, vencendo a Ucrânia por 4 a 0. Tunísia e Arábia Saudita – os figurantes do grupo – têm um ponto cada seleção. Nesta segunda-feira, 19, será realizada a segunda rodada.


Programe-se

Sábado, 17
10h – Portugal x Irã, em Frankfurt;
13h – República Tcheca x Gana, Colônia;
16h – Itália x EUA, em Kaiserslautern.

Domingo, 18
10h – Japão x Croácia, em Nuremberg;
13h – Brasil x Austrália, em Munique;
16h – França x Coréia do Sul, em Leipzig.

Segunda-feira, 19
10h – Togo x Suíça, em Dortmund;
13h – Arábia Saudita x Ucrânia, em Hamburgo;
16h – Espanha x Tunísia, em Stuttgart.

Na TV – Globo, Sportv, ESPN Brasil e Bandsports.