Notícias

Movimento do comércio cai até 97% durante o jogo do Brasil e

Guarulhos, 14 de junho de 2006

O jogo entre Brasil e Croácia, ontem, pela Copa do Mundo, fez com que o movimento do comércio no dia 13 de junho deste ano diminuísse 37% em relação à terça-feira (6) da última semana. No horário do jogo, das 16 às 18 horas, a queda chegou a 97%.

A medição hora-a-hora das consultas feitas ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) revelou que muitos consumidores anteciparam suas compras para o período da manhã, pois 52,6% do total das consultas de ontem foram realizadas até o meio-dia, quando, na terça-feira anterior esse percentual foi de 31,7%.

O movimento do comércio até às 15 horas representou 89,1% do total do dia 13, contra 59,4% no dia último 6.

O número de consultas ao SCPC foi 8,1% maior até o meio-dia de ontem na comparação com a terça-feira anterior, mantendo-se positivo em 2,5% até às 14 horas, quando passou a diminuir, tendo registrado queda de 16,6% entre meio-dia e 15 horas, de 79,5% no período das 15 às 16 horas, e de 97% no horário do jogo (16 às 18 horas).

Outra forma de avaliar o impacto negativo do jogo sobre o movimento do varejo é a observação de que do total das consultas de ontem, apenas 0,9% ocorreu durante o transcorrer da partida, quando, no dia 6, nesse mesmo período, foram feitas 18,4% do total do dia.

O superintendente de Economia da ACSP, Marcel Solimeo, afirma que um evento como a Copa do Mundo beneficia o movimento de alguns setores, mas pode prejudicar o comércio como um todo durante as partidas. “A venda de televisores, camisetas, bandeiras e alguns outros produtos é maior nesta época, mas, dependendo do horário de realização dos jogos do Brasil, o impacto pode ser negativo, e isso ocorre pelo número de horas de vendas perdidas pelo varejo como um todo”.