Notícias

Torloni pisa no rabo do Leão

Guarulhos, 22 de maio de 2006

No fim do mês passado, a atriz Christiane Torloni concedeu uma entrevista de 16 minutos ao programa Mais Você, comandado por Ana Maria Braga, na Rede Globo. Parte da entrevista versou, como era esperado, sobre a carreira da atriz e seus projetos para 2006, que incluem estudos, meditação e ioga. Na segunda metade da conversa, no entanto, a atriz lançou mão de um discurso, ao mesmo tempo contundente e indignado, que não poupou a atual situação política brasileira e muito menos a carga de impostos cobrados pelo governo. O depoimento de Christiane não só apimentou a pacata cozinha de Ana Maria Braga, mas também fez subir a temperatura no Congresso Nacional. Alguns deputados, como Chico Alencar, do PSOL do Rio de Janeiro, procuraram a atriz para saber de que modo a frustração que ela demonstrou poderia ser amainada.

A reação dos deputados – e o sucesso da entrevista, que pode ser acessada pelo site www.globo.com/maisvoce – justificam-se: com 49 anos de idade e 30 de carreira, Christiane Torloni é uma das atrizes brasileiras que melhor soube transitar pelo terreno nem sempre seguro que tem os estúdios de gravação e o glamour do show biz numa ponta e os palanques e as manifestações de rua na outra. Sua militância política, que começou aos 18 anos, como estudante de sociologia da PUC, ganhou destaque nacional durante a campanha pelas eleições diretas, em 1984.

Com 23 novelas e 14 filmes no currículo, a atriz, neste longo depoimento concedido ao Diário do Comércio dois dias depois dos ataques do PCC na cidade de São Paulo, expõe seu descontentamento com o governo petista e sua indignação com a onda de escândalos na qual o País se encontra submerso. E aproveita para pisar, de salto alto e impiedosamente, no rabo deste famigerado Leão que abocanha cada um dos contribuintes nacionais.