Notícias

Fórum de Segurança debate verba para segurança

Guarulhos, 08 de maio de 2006

Reunião do Fórum de Segurança da OAB debateu quais os melhores caminhos para serem alocados os recursos concedidos pelo Governo Estadual
 
ACE

Wilson Lourenço Junior – presidente do fórum, ao seu lado o advogado Marco Antônio Arantes Paiva

Uma emenda de R$ 1,5 milhão para investimento em segurança pública, requerida pelo deputado estadual Sebastião Almeida (PT), acaba de ser aprovada pelo Governo do Estado de São Paulo. Este recurso, que será destinado à Guarulhos e outras 16 cidades da região, foi o principal tema da reunião do Fórum de Segurança de Guarulhos na Subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil, na manhã de terça-feira (02/05).
 
A reunião contou com a presença de representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, dos Conselhos de Segurança (Conseg's), diversas entidades da sociedade civil e também do deputado estadual Sebastião Almeida.
 
Para Almeida, o recurso conseguido significa um avanço na busca por melhorias na área da segurança na cidade. Segundo ele, foi aberto um novo canal de diálogo com as autoridades estaduais.
 
“Não tínhamos absolutamente nada e conseguimos dar o primeiro passo. Começamos a criar condições para buscar mais recursos no estado, como também no Plano Nacional de Segurança Pública”, disse o deputado.
 
ACE

O deputado estadual Sebastião Almeida (PT) autor da emenda

Almeida ressaltou ainda que o Fórum é muito importante para novas conquistas e que Guarulhos precisa de um projeto que contemple todas as necessidades na área de segurança.
 
“Todos têm conhecimento das demandas da cidade. O que está faltando é um projeto que contemple todas as necessidades. Mesmo acontecendo mudanças no governo, o projeto não corre o risco de parar. Acho que este projeto pode se tornar realidade a partir do Fórum de Segurança, que é uma iniciativa da sociedade”, falou.
 
Os integrantes do Fórum, por consenso, entenderam que é necessário levantar junto as polícias os principais pontos que necessitam de investimento, para melhor alocação da verba conseguida.
 
O presidente do Fórum, Wilson Lourenço, salientou que a melhoria da segurança pública em Guarulhos depende de mais investimentos.
 
“Nós sabemos que a cidade não tem uma boa estrutura na área da segurança. A quantidade de policiais por habitantes ainda está aquém do adequado. Outro problema é que existem Companhias funcionando em Bases Comunitárias, sem a mínima estrutura para o policial trabalhar com dignidade”, salientou.
 
Já para o presidente do Conseg – Bom Clima, Alberto Valadares – mais conhecido como Argentino, a emenda que destina parte dos R$ 1,5 milhão é incoerente.
 
ACE

Aberto Valadares achou incoerente o recurso do Estado

“O recurso é incoerente, já que o problema é do Estado. E com um recurso tão pequeno, temos que voltar a fazer parceria com os empresário e a comunidade. Não é obrigação do cidadão construir bases comunitárias, muito menos companhias ou batalhões”, disse.