Notícias

Feriados prejudicam movimento do comércio

Guarulhos, 03 de maio de 2006

Os feriados prolongados da Semana Santa, Tiradentes e Dia do Trabalho prejudicaram o movimento do varejo em São Paulo no mês passado. A principal razão foi o fato de muitas pessoas deixarem a cidade nestes períodos.

Em todo o mês de abril, as consultas ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) cresceram apenas 1,2% sobre o mesmo mês de 2005. As consultas ao UseCheque aumentaram 2,3% no mesmo período.

No primeiro quadrimestre do ano – onde a comparação com o período anterior tem impacto menor dos feriados – as consultas ao SCPC cresceram 2,5% sobre 2005. As consultas ao UseCheque aumentaram 6%.

Para o presidente da ACSP, Guilherme Afif Domingos, o aumento maior nas consultas ao UseCheque revela que as vendas dos bens de maior valor ainda não deslancharam neste ano. “Estes números mostram que a demanda não está crescendo de forma acelerada. Nada justifica a mudança de política do Banco Central sobre a taxa de juros. Qualquer redução no ritmo da queda da Selic, conforme insinuado na última ata do Copom, pode comprometer a recuperação das vendas e o crescimento da economia esperado para os próximos meses”, analisa.

Afif Domingos lembra que o governo tem expandido seus gastos e alerta que o calendário eleitoral deve limitar esse crescimento. Caso contrário, o governo não vai cumprir a meta para o superávit primário.

Inadimplência – O número de registros recebidos (dívidas incluídas) aumentou 6,3% no cadastro de inadimplente do SCPC. O número de registros cancelados (dívidas excluídas) cresceu 13,1%. Na comparação com o mês de março deste ano os registros incluídos diminuíram 10,1% e os cancelados caíram 4,2%.

Associação Comercial de São Paulo
INDICADORES ECONÔMICOS – Abril 2006

ACE

() números absolutos
* sujeito à revisão estimativa para a Capital
Fonte: Instituto de Economia “Gastão Vidigal” ACSP