Notícias

BC e Receita alertam sobre fraudes

Guarulhos, 19 de março de 2006

Um dia depois da divulgação de nota da Receita Federal alertando os contribuintes para o recebimento de e-mails fraudulentos, agora a vez é do Banco Central. Em nota divulgada na última quarta-feira, a autoridade monetária alerta para a ação de fraudadores na Internet.

Segundo informou o Banco Central, os fraudadores estariam enviando mensagens orientando os usuários sobre como proceder para obter confirmação de empréstimos renováveis. Caso o link incluído no e-mail seja acionado, será instalado um programa na máquina do usuário, que permitirá ao fraudador roubar todas as suas senhas.

Assim, a recomendação é para que os usuários não abram ou salvem nenhum tipo de arquivo anexado nessas mensagens eletrônicas e não cliquem em links de mensagens desta natureza.

Com exceção das consultas específicas feitas por clientes de instituições financeiras, o Banco Central também informa que não envia e-mails diretamente aos correntistas e usuários do sistema financeiro.

Em caso de dúvidas, o Banco Central informa que os usuários devem entrar em contato com as Centrais de Atendimento do Banco Central, por meio do telefone 0800 99 2345.

Receita Federal – Nos primeiros meses do ano, época em que a Receita Federal, em geral, anuncia a suspensão dos CPF que estão em situação irregular, aumentam os casos de fraudes virtuais.

Preocupada com a propagação de e-mails falsos, que buscam induzir os contribuintes a fornecerem informações, a Receita Federal tem alertado os contribuintes para o fato de que não envia mensagens sem a autorização do contribuinte.

Os fraudadores aproveitam essa época em que o contribuinte está preocupado com a entrega da declaração de Imposto de Renda Pessoa Física para enviar mensagens falsas em nome da Receita, convocando o usuário a regularizar sua situação.