Notícias

Apoio gratuito às pequenas empresas

Guarulhos, 07 de março de 2006

Todo empresário sonha em poder dispor de um aconselhamento especializado. Nas grandes corporações, a busca dos serviços de consultoria já é um procedimento incorporado às rotinas do negócio. Entre as micros e pequenas empresas, no entanto, esse tipo de benefício é sempre postergado em razão dos custos inerentes ao serviço.

O que muitos não sabem é que, com um pouco de disposição, é possível encontrar junto às instituições de ensino a ajuda necessária. Às vezes, até de graça, como ocorre no MBA executivo da Mercatus Educação em Negócios, escola vinculada à Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul).

“A Mercatus é o braço da educação executiva da universidade. Todos os nossos alunos do MBA executivo são obrigados a prestar uma consultoria gratuita”, explica Alessandro Saade, diretor da escola.

O serviço existe há dois anos e é dirigido à micro e pequena empresa. Hoje, dos 300 cadastrados em busca da consultoria, dez já foram atendidos, com direito a projeto completo de diagnóstico, seguido de proposta de plano de ação.

Neste ano, segundo Saade, o serviço deve ganhar novo impulso. “Estamos ampliando o serviço para que os alunos dos MBAs setoriais prestem a consultoria na área em que estão se formando”, afirma o executivo.

Os estudantes dos MBAs setoriais prestam uma consultoria pontual, para encaminhar soluções em áreas de sua especialidade, como marketing, finanças e comunicação.

A escola está aberta a novas inscrições e oferece às empresas que não forem atendidas a possibilidade de participar de palestras da Mercatus. “Elas são feitas por professores e executivos. Podem ajudar esses empresários a se inteirar dos assuntos”, justifica Saade.

Novos rumos – Para Edson Pereira do Carmo, a consultoria da Mercatus foi decisiva para ampliar o leque de serviços da sua microempresa, a BEV Brindes. “Ouvi a notícia da consultoria gratuita na rádio CBN e me inscrevi. Desde o início – há 13 anos – eu queria melhorar a gestão e o foco da empresa”, conta Carmo.

Ele iniciou a implantação do plano de ação dos consultores em maio de 2005. Entre as ações, terceirizou a parte gráfica e passou a economizar R$ 1,2 mil em cartuchos, além de ganhar mobilidade para oferecer novos serviços, aproveitando seus conhecimentos com criação e arte final. “Eles também mostraram que a empresa precisava mudar seu comportamento com o cliente. Hoje, fazemos pós-venda”, conta Carmo, que contabiliza salto de 12 para 80 clientes mensais e a contratação de dois funcionários.

SERVIÇO:

Mais informações no site www.mercatus.com.br , ou pelo telefone (11) 3385-3101