Notícias

Fórum de Segurança reivindica perito

Guarulhos, 06 de dezembro de 2005

Hoje as análises dos entorpecentes apreendidos em Guarulhos são feitas na capital paulista
 
ACE

Representantes de entidades representativas que participaram da reunião

A falta de um perito de entorpecentes em Guarulhos virou a principal reivindicação da última reunião do Fórum de Segurança Pública realizada na sexta-feira (2/12), na sede Subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil em Guarulhos. Na reunião, que contou com a participação de entidades representativas do município, ficou decidido que o fórum irá pressionar o Estado em busca de uma melhor estrutura para o Instituto de Criminalística da cidade.
 
A reunião contou com a presença do Delegado Seccional da Polícia Civil, João Roque Américo; do comandante do CPA-M/7, Coronel Carlos Nakaharada; do comandante do 15º Batalhão da PM, Coronel Airton Nunes; do Inspetor Pontes, da Polícia Rodoviária Federal; da Comandante da Guarda Civil Municipal, Mônica Mazzola; do deputado estadual, Paschoal Thomeu (PTB); do vereador, Antônio Raimundo (PV); além dos representantes dos Conseg's e da sociedade civil.
 
O Delegado Seccional da Polícia Civil, João Roque Américo, falou das dificuldades para a constatação dos entorpecentes. Segundo Américo, por falta de peritos em Guarulhos, as drogas apreendidas na cidade são levadas ao Instituto de Criminalística na capital paulista. Ele relatou ainda que a cidade havia ganho uma aparelho para esta constatação de entorpecentes, mas por falta de um profissional qualificado, o aparelho teve que voltar para capital.
 
O deputado estadual Paschoal Thomeu, disse que a vinda do aparelho à Guarulhos, tinha sido um pedido seu ao governo estadual. Ele prometeu pressionar o Estado na busca por melhores recursos para a polícia na cidade.
 
“Vamos todos trabalhar juntos”, ratificou Thomeu.
 
Como forma de pressionar o governo estadual, os integrantes do fórum decidiram enviar um ofício aos deputados estaduais de Guarulhos, para que eles possam tomar uma providência junto ao governador Geraldo Alckmin.
 
“Queremos mostrar que as entidades que participam das nossas reuniões reivindicam uma solução para este problema de peritos em Guarulhos, pois é um absurdo nossas viaturas perderem horas indo até São Paulo, deixando de patrulhar nossa cidade”, disse o presidente do Fórum de Segurança, Wilson Lourenço Junior.
 
Outro assunto tratado foi dos exames sexológicos, necessários em caso de estupros. Segundo João Roque Américo, a cidade de Guarulhos vem se destacando no auxílio às mulheres vítimas de violência sexual.
 
“A partir do momento que identificamos uma vítima de violência sexual, comunicamos imediatamente às autoridades municipais, no caso a GCM, que encaminha a vítima ao Hospital Pérola Bayton”, disse.
 
A comandante da GCM, Mônica Mazzola, informou que a prefeitura já reservou um andar no futuro Hospital dos Pimentas, para que o Estado possa implantar o exame sexológico na cidade.
 
Reivindicação – Preocupado com a violência no bairro de Bonsucesso, o líder comunitário, Ilo Carneiro, pediu ajuda aos integrantes do fórum. Segundo ele, o bairro sofre com a falta de iluminação em algumas ruas. O líder comunitário reivindicou também a implantação da 10ª Delegacia da Polícia Civil e de uma Companhia da Polícia Militar.
 
“A luta não é minha e sim de todos nós, inclusive do fórum”, disse.
 
João Roque Américo comentou que o projeto de implantação do 10° DP já havia sido criado, mas que por falta de estrutura levou o Estado a extingüir o projeto.
 
Novidade – O comandante do CPA/M-7, coronel Carlos Nakaharada anunciou que a implantação de um novo batalhão em Guarulhos já foi autorizado pelo governador, por meio de um decreto estadual. O 44° batalhão será construído na região de Cumbica.
 
“O principal é que haverá um aumento do número de pessoal e viaturas na cidade”, afirmou Nakaharada.
 
Outra boa notícia foi a entrega de 20 motos e 23 viaturas de rádio patrulha e ronda escolar, que o governo estadual disponibilizou para a cidade.
 
ACE

Wilson Lourenço Junior preside o Fórum de Segurança

A próxima reunião do fórum de segurança ocorrerá no dia 20/01/06 às 9h, tendo como pauta a obediência ao Código de Posturas de Guarulhos, sugerida pelo Presidente do Conseg Bom Clima, Alberto Valadares (Argentino).