Notícias

Projeto Formare: pela cidadania e inserção de jovens

Guarulhos, 10 de novembro de 2005

Criado em 1988 pela Fundação Iochpe, o Formare estabelece parcerias com empresas e oferece cursos de educação profissional dentro – das fábricas – a jovens de família de baixa renda. Hoje a Rede Formare conta com 40 empresas que mantém 62 Escolas (54 em funcionamento, 8 em implantação) em 10 estados e, neste momento 1.080 alunos, com idades entre 15 e 17 anos, são capacitados em um dos 38 cursos oferecidos pelo programa. Já passaram pelo projeto 2.540 jovens, dos quais, 85% estão empregados.

Embora os números sejam expressivos, a Fundação Iochpe firmou uma parceria com a Curriculum.com.br onde coloca à disposição de alunos e ex-alunos Formare o sistema de colocação profissional mais moderno que existe, o currículo on-line. No entanto, é importante a adesão de empresas, não só da Rede Formare, para acessarem este Banco de Currículos já disponível no site do Formare (www.formare.org.br).

Hoje quatro empresas da cidade fazem parte da Rede Formare: Aché Laboratórios Farmacêuticos, que oferece o curso de Assistente de Produção Farmaquímica e Cosmética; a Bardella S.A. Indústrias Mecânicas, com o curso de Operador de Montagem de Produção e Produção Industrial; a Hayes-Lemmers International, com o curso de Operador de Produção e Processos Metalúrgicos; e a Siemens VDO, que capacita os jovens como Operador de Montagem de Placas Eletrônicas. Juntas este ano elas capacitarão 80 jovens.

A implantação do programa Formare nas empresas contam com o apoio da Viva Guarulhos, como foi o caso do Aché e da Bardella.