Notícias

Incubadora de Empresas é inaugurada

Guarulhos, 15 de outubro de 2005

Evento de inauguração, que aconteceu no Dia do Empreendedor, contou com a presença de autoridades da cidade e dos sete empreendedores incubados
 
ACE

Representantes das entidades participantes e incubados no dia da inauguração

Foi inaugurada oficialmente na noite de quarta-feira (05/10), na sede da Agência de Desenvolvimento de Guarulhos (Agende), a Incubadora de Empresas, que nasce com o objetivo de orientar futuros empreendedores a planejarem suas empresas, antes de concretizar seus negócios. O evento de inauguração contou com a presença de empresários e autoridades do município.

Entre os presentes estava o prefeito Elói Pietá; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Antônio Carlos de Almeida; a secretária para Assuntos de Relação do Trabalho, Maria Helena Gonçalves; o presidente da ACE, Decio Pompêo Junior; o Superintendente da Infraero, Miguel Choueri; o diretor superintendente do Sebrae-SP, José Luiz Ricca; o gerente do Sebrae-Guarulhos, Evandro Saturi; o presidente da Agende, Celso Masson; o Diretor Titular do Ciesp-Guarulhos, Daniele Pestelli; o gerente da Incubadora, Nilson Cruz; o presidente do GCVB Marco Iannoni; o presidente da ASEC, Luis Carlos Teodoro e o representante do Legislativo Municipal, vereador Luiz Alberto Zappa.

Na inauguração foram apresentados aos convidados os empreendedores que ficarão incubados por no mínimo dois anos: Ernesto Carlos Dias, que atuará na área da automação industrial e bens de capital, produzindo um kit para modernização de equipamentos mecânicos; Fernando  Kronemberger, com software de gestão para micro e pequenas empresas; Francilda de Moraes Anjos (indústria têxtil – moda íntima masculina); Luiz Carlos Dizero (fotos e vídeos digitais);  Mário César Lorca Rivera (bens de capital – polidora portátil); Sergio Henrique Rouchai (software para automação de escritórios contábeis); Wagner Brossi (indústria automotiva – filtro acumulador e secador para ar condicionado).

Como apoio, os empreendedores selecionados terão o auxílio do gerente da Incubadora, Nilson Cruz e de todos os representantes do Conselho de Administração.

O prefeito Elói Pietá enfatizou a importância da troca de experiências e a estrutura que os incubados terão a disposição.
 
“Somos testemunhas do nascimento destas empresas. A Incubadora se concretizou graças ao esforço de mais de dois anos”, declarou.

O diretor regional do Ciesp-Guarulhos, Daniele Pestelli, afirmou que a vantagem do Programa reside na criação de uma cultura de planejamento, gestão e inovação empresarial, para a formação de empresas fortes e competitivas.

“Acredito em um futuro brilhante para essas empresas e, conseqüentemente, no engrandecimento de nossa cidade e do Brasil”, declarou.

Já para o presidente da Agende, Celso Masson, a inauguração da Incubadora vai ao encontro da missão da instituição.

“A nossa missão é promover o desenvolvimento sustentável. Este programa esteve sempre alinhado com nosso objetivo”, salientou.
 
Em seguida, o presidente da ACE, Decio Pompêo Junior, falou da satisfação da entidade em apoiar o programa desde o seu início e parabenizou a equipe técnica do programa formada pelo gerente executivo do Sebrae-SP, Alessandro Paes dos Reis, pelo superintendente da ACE, Maurici Dias Gomes, pelo gerente do Ciesp-Guarulhos, Evaristo Augusto Herrero e pelo consultor de projetos da Agende, Gianini Ferreira.
 
“Nós assinamos o contrato para o nascimento da Incubadora em fevereiro de 2003, com previsão de inauguração para dezembro do mesmo ano, o que não aconteceu. Participamos de muitas reuniões e sempre incentivei para que o programa saísse do papel, já que estamos atrasados em relação ao estado, que hoje conta com 65 Incubadoras”, disse.
 
Decio ratificou o empenho do prefeito Elói Pietá para a realização do programa.
 
“O prefeito sempre teve uma visão empresarial e se empenhou bastante pelo programa. Somos gratos a todos os parceiros que de alguma forma contribuíram para o sucesso do empreendimento”, destacou.
 
O diretor superintendente do Sebrae-SP, José Luiz Ricca, disse que naquele momento estava com um sentimento de vitória e que o programa em Guarulhos nasce no Dia do Empreendedor.
 
“Tenho o sentimento do dever cumprindo. O mais interessante é que a Incubadora de Empresas de Guarulhos está sendo inaugurada no Dia do Empreendedor que é comemorado hoje. Por isso ela já nasce com a marca do empreendedorismo”, disse.
 
Entre as vantagens da Incubadora está a criação de uma cultura de planejamento, gestão e inovação empresarial, o que irá ajudar o empreendedor a criar empresas fortes e competitivas. Segundo os responsáveis pela Incubadora Guarulhos, o planejamento da empresa diminui o risco de mortalidade de um novo empreendimento, o que implica na geração de emprego e renda.
 
Uma empresa pode ficar incubada até dois anos. Após este período ela será graduada para enfrentar sozinha os desafios do mercado, abrindo espaço para que outro projeto seja incubado. Hoje no estado de São Paulo existem 65 modelos do Programa em funcionamento.
 
Os sete empreendedores incubados foram selecionados pelo Conselho de Administração formado pela Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE), Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp-Guarulhos), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-Guarulhos), Prefeitura Municipal de Guarulhos, Agência de Desenvolvimento de Guarulhos (Agende), Faculdades Idepe, Faculdades Torricelli, Faculdades Eniac, Faculdades Integradas de Guarulhos (FIG), Universidade Guarulhos, Sindicato das Empresas de Serviços Contáveis (Sescon), Convention & Visitors Bureau Guarulhos, Infraero, Sestcesp e Caixa Econômica Federal.