Notícias

OAB retoma Fórum de Segurança

Guarulhos, 26 de setembro de 2005

Reinício das discussões aconteceram no salão nobre da OAB-Guarulhos

Após um pedido do vice-presidente de serviços da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE), Wilson Lourenço Junior e dos Conselhos de Segurança de Guarulhos (Conseg's), a Sub-Secção Guarulhos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) retomou na sexta-feira, dia 23 de setembro, o Fórum Permanente de Segurança Pública, que tem como objetivo propor soluções para a área aos governos estadual e municipal em nossa cidade.

ACE

Entidades debatem os problemas de segurança em Guarulhos

A retomada dos debates, que aconteceu na sede da OAB, no centro de Guarulhos, contou com a presença do Secretário Municipal para Assuntos de Segurança Pública, Geraldo Jânio Vendramini, do presidente da OAB-Guarulhos, Airton Trevisan, do vice-presidente de serviços da ACE, Wilson Lourenço Junior, do Coronel da Polícia Militar, Carlos Nakaharada, do vice-presidente da OAB-Guarulhos, Fábio de Souza Santos, do Conselheiro da OAB-SP, Fábio Trombetti e do Delegado do 1° Distrito Policial de Guarulhos, Willian Grande.

As entidades participantes do fórum pretendem debater os problemas de segurança existentes em Guarulhos e irão produzir documentos para levar ao conhecimento das autoridades.

O vice-presidente de serviços da ACE, Wilson Lourenço Junior, feliz com a retomada dos debates, acredita que o fórum poderá contribuir com a área de segurança na cidade.

“As ações que serão propostas pelo fórum, irão contribuir para uma cidade mais segura para todos”, comentou.

O Secretário Municipal para Assuntos de Segurança Pública, Geraldo Jânio Vendramini, disse que apesar do quadro criminal, as estatísticas sobre crimes em Guarulhos estão em queda. Por isso ele acredita que a discussão do tema é um dever de todos.

“Hoje segurança não é um assunto só de polícia, mas também da sociedade. Chegou um ponto em que a linha da tolerância foi ultrapassada. Por isso o tema é de interesse público e social”, afirmou.

Quem pensa da mesma forma que o secretário municipal é o presidente do Conseg-Bom Clima, Alberto Valadares, mais conhecido como Argentino. Segundo Argentino, segurança é responsabilidade de todos.

“Toda sociedade precisa participar das discussões. Desta forma podemos planejar estratégias de combate à violência, já que este não é um problema de polícia e sim um problema social, indicado pelo artigo 144 da Constituição” disse.

ACE

Público prestigia o retorno do Fórum Permanente de Segurança

Para o presidente da OAB-Guarulhos, Airton Trevisan, a discussão fora do âmbito oficial é importante.

“É de suma importância o debate fora do olhar oficial do tema, sem a influência do poder público, observado pela ótica da sociedade, que desta forma está exercendo sua cidadania”, explicou.

Foi definido que as entidades se reunirão mensalmente para discutir os problemas de segurança na sede da OAB-Guarulhos.