Notícias

Gary Hatten visita a Viva Guarulhos

Guarulhos, 29 de agosto de 2005

Presidente da Fundação Deutsche Bank, entidade sediada em Nova Iorque (EUA), esteve na Viva Guarulhos para conhecer o trabalho da entidade

Proveniente de uma região que ostenta uma realidade socioeconômica absolutamente antagônica à de Guarulhos, esteve no dia 16 de agosto, o presidente da fundação Deutsche Bank, Gary Hattem, juntamente com a representante brasileira, Maria Eugênia Bias Fortes, da área de Marketing e Comunicação Corporativa.

A visita foi uma iniciativa do IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social, cujo presidente, Marcos Kisil, juntamente com os consultores Felipe Brito e Mônica Busch, estiveram presentes.

Na abertura da visita, Hattem conheceu a Viva Guarulhos, acompanhando uma apresentação institucional da entidade por seu vice-presidente, Hugo Mesquita. Durante a apresentação, o visitante – através de sua intérprete, Mônica Busch, indagava a respeito de alguns temas, que para a Viva Guarulhos são considerados Pilares de Desenvolvimento Estratégico.

No Brasil, Gary Hattem veio conhecer alguns exemplos de filantropia, um direcionado à família e outro à comunidade. Guarulhos foi escolhida pelo fato de estar encravada em uma das maiores áreas metropolitanas da América Latina e apresenta deficiências sob vários aspectos.

Impressões – Não há quem não se impressione com o déficit habitacional do município e para Gary não foi exceção. Não é por menos, conforme explicou Hugo Mesquita estimando o déficit habitacional do município em 60 mil unidades.

Entretanto, nem só de impressões negativas a visita foi sustentada. Quando o presidente da Viva Guarulhos, José Roberto Mendes da Silva, falou-lhe a respeito do programa Formare, Gary ficou impressionado com a quantidade de jovens que são contratados após o curso. Também lhe causou especial atenção a meta da Viva Guarulhos, que é a de ocupar o décimo lugar em qualidade de vida de São Paulo. “Very ambicious”, afirmou Hattem.

Boa notícia – “É interessante acompanhar qual o nível de desenvolvimento das entidades do Brasil, usando a Viva Guarulhos como benchmarking”, afirmou Maria Eugênia, responsável pela área de Marketing e Comunicação Corporativa da unidade brasileira do Banco Alemão, deixando muito clara a intenção em investir no Pais. “E porque não Guarulhos?”, lembrou Eugênia.

A Deutsche Bank Foundation movimenta anualmente em recursos cerca de US$ 100 milhões, direcionados a habitação e ao microcrédito, modalidade da qual já atua em 38 países, tais como México, Paquistão, Rússia, Índia, Bósnia entre outros, incluindo países Africanos.

No Brasil, a entidade internacional denominada Planet Finance está analisando algumas cooperativas de crédito ou instituições financeiras para intermediar estes recursos. “O Deutsche Bank não concede o valor em espécie, apenas fornece uma modalidade de “carta de fiança” e as instituições fazem o empréstimo em valores no mínimo 100% maior que o valor afiançado”, declarou Gary.

Habitação – Nos Estados Unidos, o Deutsche Bank atua na habitação credenciando organizações não governamentais que são responsáveis pela tarefa de localizar as necessidades dos moradores em sub-habitações, encontrar o local ideal, selecionar os beneficiários, construir os imóveis e fazer um trabalho voltado à auto-estima dos moradores para que estes conservem suas habitações. O contato com o poder público acontece somente no momento da doação da área.

O Banco Alemão tem interesse em desenvolver um projeto parecido, considerado inédito aqui no Brasil. Na ocasião, a consultora do Idis, Monica Busch, colocou-se à disposição para acompanhar a elaboração de um plano para credenciamento da entidade guarulhense em um futuro investimento neste segmento junto ao Deutsche Bank.

“A Viva Guarulhos, uma entidade apolítica e apartidária, mantida por empresários que tem vínculos afetivos e efetivos com a cidade, têm todos os atributos para atuar como elemento catalisador desse investimento”, finalizou José Roberto Mendes da Silva, presidente da Viva Guarulhos.