Notícias

Guarulhos realiza o primeiro pregão eletrônico

Guarulhos, 26 de julho de 2005

Processos de compra ficarão mais ágeis e transparentes, ampliando oportunidade de negócios com empresas mais distantes

A Prefeitura de Guarulhos promove, a partir desta quinta-feira (28), às 9 horas, o primeiro pregão eletrônico – uma modalidade de licitação em que a compra de bens e a contratação de serviços são feitas democraticamente por meio de propostas e lances, em sessão pública por meio da internet pelo Sistema Eletrônico de Compras (SEC) e Licitações do Banco do Brasil. Essa primeira iniciativa, cujo extrato do edital foi publicado no Diário Oficial do Município do dia 15 de julho, é para a aquisição de equipamentos de informática. O pregão eletrônico será a principal via de compra do município, e entre as principais vantagens estão a maior qualidade e agilidade das compras, segurança, simplificação dos procedimentos licitatórios e redução do custo processual. Além disso, permitirá às empresas participar da licitação sem a necessidade de deslocamentos de seus representantes, ampliando oportunidades de negócios para fornecedores mais distantes e o conhecimento das propostas em tempo real. Por sua vez, a sociedade ganhará um importante instrumento para acompanhar as operações.

REDUÇÃO DE PREÇOS De acordo com o secretário de Administração, José Luiz Ferreira Guimarães, a iniciativa é fruto do processo de modernização administrativa da Prefeitura, que padronizou métodos e conceitos de trabalho com a informatização de procedimentos. O secretário explicou, ainda, que a nova modalidade representa uma redução substancial dos preços iniciais ofertados, pois a concorrência aumenta a competitividade entre os participantes. Desde 2002, início da implantação em Guarulhos dos pregões presenciais (com a presença obrigatória dos fornecedores), a participação dessa modalidade nas licitações tem crescido consideravelmente. Só de janeiro a maio deste ano, o Departamento de Compras e Contratações da Prefeitura já realizou 117 pregões de um total de 150 licitações. Para a adoção dessa modalidade de compras eletrônicas, a administração firmou acordo de cooperação técnica com o Banco do Brasil no dia 9 de junho, e os funcionários realizaram treinamento e uma simulação.

Segundo informou Paulino Caetano da Silva, diretor do Departamento de Compras e Contratações da Prefeitura, o limite para a realização de pregões presenciais é de quatro por dia (dois por período, em função das duas salas disponíveis no departamento). “Já com o eletrônico, como o tempo de duração é predeterminado pelo sistema, é possível programar mais compras”, ressalta. Para a secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento, as compras públicas eletrônicas permitem uma economia mínima de 20 a 30% nas aquisições de bens e serviços, além de reduzir o tempo das transações.

COMO PARTICIPAR Para que as empresas possam participar das licitações eletrônicas, é necessário fazer o cadastramento em qualquer uma das agências do Banco do Brasil instaladas no país. Os extratos dos editais continuarão a ser publicados nos Diários Oficiais do Município e do Estado e, ainda, no site da Prefeitura de Guarulhos (www.guarulhos.sp.gov.br).