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Philip Kotler dá lições sobre gestão de marketing em SP

Guarulhos, 30 de junho de 2005

Minha missão é fazer com que vocês se sintam desconfortáveis com os seus respectivos programas de marketing, afirmou Philip Kotler, nome mundial da Administração de Marketing, ao público de empreendedores presente na vídeo-conferência realizada, ontem, no Fórum Mundial de Estratégia e Marketing da HSM, em São Paulo.

Ele, que é PhD na área e autor do principal livro utilizado por faculdades de Administração do mundo, definiu que atualmente qualquer gestor do segmento de marketing deve compreender que suas capacidades são mal exploradas, além dos projetos pouco integrados com outras áreas, como vendas e finanças.

“A diretoria da Microsoft poderia se dar por satisfeita em 2002, quando já estava na liderança no mercado de computadores, mas ainda assim admitiu que havia falhas no desenvolvimento e oferta de seus produtos e que esta deficiência poderia ser resolvida com a integração das áreas de engenharia e marketing”, diz.

Ele conta que era conhecido o fato de alguns softwares disporem de ferramentas não utilizadas pelos clientes e ausência de outras que poderiam ser úteis. “A reunião das informações dos dois departamentos melhorou significativamente os sistemas criados da marca. Hoje o marketing da corporação participa ativamente dos processos de desenvolvimento e também utiliza a engenharia para automatizar algumas etapas de comunicação com cliente, permitindo relacionamento online “.

Apesar disso, o professor da Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos, afirma que ainda há muito a ser feito.

Estratégia – Kotler apontou que a interface com o cliente, gerada pelas operações de captação e tratamento de dados, deve ser considerada no momento da construção do planejamento estratégico de uma empresa. “De acordo com um artigo publicado na Harvard Business Review, menos de 10% do tempo das reuniões de uma alta direção corporativa é gasto com o assunto “cliente', o que mostra o quão à margem está o marketing no momento da tomada de decisões pelas empresas”.

Para sanar este problema, o especialista afirma que devem ser abertas oportunidades para um novo perfil de gestor. Trata-se do administrador que cuida das áreas de introdução de novas tecnologias e produtos, a partir do armazenamento e análise de dados verificados junto aos consumidores. “Para tanto é preciso que a empresa passe pelo estado de segmentação, identificando as categorias de clientes que garantem as parcelas mais significativas do faturamento”.

Atendimento – Ele diz que no sistema de call center é preciso que um “especialista” lide com o cliente, personalizando a busca de soluções. Já as ferramentas tecnológicas devem ser aproveitadas para o armazenamento de dados.

Kotler concluiu a palestra comemorando o fato de que no futuro não existirá mais o o discurso: “lamento, mas isto não é com a minha área'. “Todas os problemas fazem parte do conjunto que é a empresa, portanto todas as áreas terão de ser capazes de conduzir soluções para o todo seja beneficiado”, disse o professor.

Juliana de Moraes