Notícias

Abertas as inscrições para o Programa Petrobras Fome Zero

Guarulhos, 29 de junho de 2005

Com um investimento de 18 milhões de reais, a Petrobras lançou, nesta terça-feira, a segunda edição do Programa Petrobras Fome Zero 2005. Até o dia 29 de julho, projetos que trabalham pela garantia dos direitos da criança e do adolescente, iniciativas voltadas à educação e qualificação profissional para jovens e adultos, e para geração de emprego e renda podem se inscrever para participar da seleção pública.

Projetos de todos os cantos do país podem se inscrever, sendo que cada proposta poderá receber um financiamento de até R$ 600 mil por ano, com possibilidade de renovação por até dois anos. As propostas podem estar fase de planejamento ou implementação, mas devem estar alinhadas ao Programa Petrobras Fome Zero. Por isso, é fundamental que os projetos busquem a autonomia e sustentabilidade das populações atendidas. O inventivo à redução da evasão escolar, ao cooperativismo, de promoção da inclusão digital, do primeiro emprego, da irrigação de áreas áridas, da produção agrícola, além do combate à prostituição e ao trabalho infantil, também serão valorizados.

Cada instituição pode se inscrever com até três projetos, mas apenas um poderá ser selecionado. Serão priorizados os projetos que utilizem tecnologias sociais já mapeadas pela Rede de Tecnologia Social (da qual a Petrobras faz parte), ou novas metodologias, com potencial para a replicação e inserção na Rede.

Os projetos finalistas (que foram aprovados pela Comissão de Seleção) mas que eventualmente não puderem ser financiados pela Petrobras por causa do limite de recursos do Programa, integrarão a Carteira de Projetos da Rede Petrobras de Responsabilidade Social. Esses projetos receberão um selo de recomendação da empresa, incentivando que outras empresas fornecedoras ou parceiras da Petrobras apóiem as iniciativas.

No ano passado, 5.884 projetos participaram da seleção pública. 73 deles foram contemplados, totalizando um investimento de 15 milhões de reais. Foram aprovados projetos bastante diversos, incluindo desde iniciativas de geração de renda a partir de artesanato, projetos de alfabetização, de fomento à agricultura familiar e orgânica, até projetos de qualificação de jovens para atuarem no turismo ecológico, de geração de renda para adolescentes cumprindo medidas socioeducativas ou de compras coletivas em comunidades quilombolas.

As inscrições dos projetos devem ser feitas exclusivamente pela Internet. Mais informações podem ser obtidas pelo SAC 0800-789001. Os resultados serão divulgados até o final de outubro de 2005.