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ONG promove ação que visa incentivar o consumo responsável

Guarulhos, 20 de maio de 2005

Outra organização civil que trabalha com a questão da educação dentro do conceito de consumo responsável é o Instituto Kairós: “a educação para o consumo responsável é um dos instrumentos da Instituiçãob para o fortalecimento da economia solidária”, explica a diretora-presidente da ONG, Fabíola Zerbini. Ela lembra ainda que o consumidor sensibilizado procura na cadeia comercial, produtos não só vendidos do conceito e socialmente justo, como produzidos também: “É importante não só saber se o produto é orgânico, produzido sem agrotóxicos ou com madeira certificada, mas se a empresa trabalha dentro deste conceito, por exemplo, não explorando o trabalho infantil”, diz. Nesse ponto a subcoordenadora do Idec, Lisa Gunn concorda: “De nada adianta uma empresa ter programas externos de responsabilidade social se ela não tem uma cultura de responsabilidade social, não adianta a empresa ser campeã no ranking de reclamações do Procon ou que induzam o consumismo”, alerta.

Dentro do tema “consumismo”, inclusive, o site do Instituto Kairós divulgou notícia sobre o veto da propaganda da Wolksvagen, onde um proprietário de carro, ao lavar seu automóvel, deseja que todos os produtos fossem bem feitos: “O jovem percebe que, conseqüentemente, as pessoas iriam gastar menos dinheiro, não haveria tantos anúncios publicitários e as fábricas não precisariam produzir tanto e nem contratar tanta gente. Então, surge a imagem dele na rua, segurando uma caixa com seus pertences. O rapaz constata: “E eu, provavelmente, ficaria sem trabalho e não poderia comprar o meu Volkswagen'. Numa seqüência rápida, os defeitos dos objetos reaparecem e o locutor diz: “Que bom que nem tudo é tão bem-feito quanto um Volkswagen'. O comercial termina com o logo e a locução do novo conceito”, explica texto divulgado no site do Instituto. A veiculação da propaganda foi suspensa pela Promotoria de Defesa do Meio Ambiente do Ministério Público, já que a propaganda viola não apenas à lei ambiental mas também ao Código de Defesa do Consumidor e às normas do Conar (Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária).

“Precisamos construir uma nova cultura, onde um mundo melhor é possível”, reflete Fabíola. “Nesse sentido, acredito que nós, o Idec, a Akatu e outras organizações do terceiro setor estamos trabalhando para isso”, completa. Para isso, o Instituto Kairós está não só promovendo o conceito de consumo responsável por meio da educação como também articulando diferentes instituições em seminários e redes de atuação coletiva que tratam de assuntos como economia solidária e comércio justo. “Acreditamos que cada organização, independente de sua atuação pode trabalhar e disseminar estes conceitos”, lembra. Este é outro ponto de concordância do Idec: “Para o sucesso deste processo é necessário haver uma profunda mudança e para isso o papel do terceiro setor é fundamental, todas as organizações podem estimular o consumo consciente cada um na sua praia”, completa Lisa. ” Nós, do terceiro setor, temos o papel de conscientizar as pessoas sobre o consumo responsável e o comércio justo, gerando informações além de incentivar os produtores de comunidades”, diz também a coordenadora de marketing e captação de recursos da Mundaréu, Regina Fontes.

O Instituto Kirós também tem promovido diversos cursos de capacitação sobre Consumo Responsável e Qualidade de Vida. Uma ação de sucesso nesse sentido foi a em parceria com a Prolata, do Sindicato da Indústria de Metal, que capacitou professores durante cerca de 3 anos: “infelizmente o projeto foi interrompido em dezembro de 2003 por falta de patrocínio”, lamenta Fabíola.  

Agora, o Instituto está trocando experiências e metodologias com uma organização francesa chamada “Artesãos do Mundo” com o intuito de promover cursos para educação e capacitação para o comércio justo e consumo responsável. “Em julho deste ano, devemos lançar em parceria com essa ONG francesa uma publicação para o ensino médio que contempla recursos pedagógicos”, destaca Fabíola. Cada, projeto, como ainda lembra a diretora-presidente do Instituto, é realizado por meio de parceira ou patrocínio. Os interessados em parcerias ou patrocinar projetos do Instituto podem entrar em contato pelo telefone (11) 3214 3603 ou pelo email instituto_kairos@terra.com.br

O Instituto Kairós é uma associação civil que nasceu em outubro de 2000 com a proposta de disseminar o conceito de consumo responsável dentro dos preceitos sócio-ambientais. Hoje, promove capacitação e articulação entre outras organizações, além de participar de publicações temáticas.

Lisandra Maioli