Notícias

Vírus da Copa se espalha por 40 países

Guarulhos, 07 de maio de 2005

O Sober.N, que vem em e-mails com ofertas de ingressos grátis para a Copa do Mundo de 2006, na Alemanha, já responde por 79,29% dos ataques de pragas digitais verificadas desde segunda-feira.

São Paulo – O vírus Sober.N, que vem em e-mails com ofertas de ingressos grátis para a Copa do Mundo de 2006, na Alemanha, está se propagando rapidamente pelo mundo. Já são 40 os países atingidos. A praga é responsável por 79,29 % dos ataques de pragas digitais verificados desde segunda-feira, 02 de maio, segundo informa a fabricante de antivírus Sophos.

A técnica de propagação é conhecida como engenharia social, ou seja, o vírus se aproveita da curiosidade do internauta em abrir arquivos com ofertas atraentes, mas falsas.

Considerado como de médio risco (grau três numa escala de um a cinco), o Sober.N (batizado de Sober.S pela Trend Micro) distribui cópias de si mesmo aos endereços encontrados nos PCs de suas vítimas, através de um sistema próprio do protocolo de envio de mensagens eletrônicas (SMTP, na sigla em inglês).

João Magalhães