Notícias

Feira Brasil promete mudar a história de Guarulhos

Guarulhos, 25 de abril de 2005

Após a conclusão, Centro de Convenções, que deverá ter o dobro do tamanho do Anhembi, causará impactos na economia municipal e trará valorização nunca vista.

GuarulhosWeb

O mega-empreendimento Feira Brasil, centro de convenções e exposições a ser construído em Guarulhos numa parceria entre a Prefeitura Municipal, Infraero, um conjunto de empresas ligado a atividades relacionadas com feiras e exposições e a companhia italiana Fiera Milano, especializada na promoção e gestão de feiras e congressos na Itália, deve movimentar todos os setores da cidade assim que for inaugurado.

O complexo consumirá um investimento de aproximadamente meio bilhão de reais, terá 300 mil metros quadrados – duas vezes o tamanho do Anhembi – e será construído nas proximidades do Aeroporto Internacional André Franco Montoro.

De acordo com o secretário municipal de Indústria, Comércio e Abastecimento, Antônio Carlos de Almeida, o empreendimento coloca o país no circuito mundial dos eventos relacionados com exposições. “Além disso, um projeto dessa amplitude deve gerar mais de 10 mil empregos diretos e indiretos na cidade”, afirma.

A fase inicial das obras, na qual serão entregues quatro pavilhões de 15 mil metros quadrados cada e um Museu da Aviação, tem prazo de conclusão previsto para o final de 2006.

As principais lideranças dos mais diversos setores do município fazem coro defendendo a importância do projeto para a cidade. Segundo o presidente da Asec (Associação dos Empresários de Cumbica), Luis Carlos Teodoro, o turismo de negócios, até hoje pouco explorado em Guarulhos, terá suas movimentações alavancadas. “Esse empreendimento, além de atrair investidores e levar o nome da cidade para os quatro cantos do mundo, deve viabilizar o crescimento do movimento de nossa grande, porém ociosa rede hoteleira”, declara. De acordo com o presidente do Guarulhos Convention & Visitors Bureau, Marco Iannoni, a perspectiva para o setor hoteleiro é muito favorável. “O empreendimento deve fomentar não só os hotéis da cidade como também todo o comércio em geral.”, afirma Iannoni.

A decisão de instalar a Feira Brasil nas proximidades do aeroporto foi estratégica, e a proximidade do município com a capital paulista deve trazer um impacto positivo muito grande. “Guarulhos passará a ser visto como um dos maiores pontos logísticos do planeta”, ressalta Décio Pompêo Junior, presidente da Ace (Associação Comercial e Empresarial).

No entanto, o maior impacto deve ser verificado no setor imobiliário. A região do entorno do aeroporto, além de um longo histórico de invasões e violência, é uma região degradada. A valorização do local é inevitável, de acordo com Donizete de Araújo Branco, delegado regional do Creci (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis). “Uma obra dessas valoriza sim os bairros do seu entorno. Seus moradores se adapatam, melhoram o padrão de suas moradias e, quando não conseguem, negociam suas casas por valores bem superiores do que os que conseguiriam hoje”, afirma. A mudança positiva nas regiões próximas do empreendimento é também uma preocupação de Celso Masson, presidente da Agende, entidade que promove o desenvolvimento sustentável do município. “A Feira Brasil deve transformar o círculo vicioso de invasões e degradações para um círculo virtuoso, que enobrecerá uma área que precisa ter indústrias, hotéis e coisas do tipo, e não favelas e presídios”, conclui.

A empresa italiana Fiera Milano, parceira no projeto, é responsável por cerca de setenta grandes eventos anuais naquele país, nos quais recebe 4,5 milhões de visitantes e 30 mil expositores.

Paulo Manso