Notícias

ACE promove seminário sobre comércio entre Brasil e EUA

Guarulhos, 18 de março de 2005

Com o apoio do Departamento de Comércio do Consulado Americano e da Prefeitura Municipal, a ACE-Guarulhos realizou, dia 16 de março, no Open Hall Convention Center o seminário “Oportunidades de Negócios com os EUA”.

DivulgaçãoCom o objetivo de fomentar negócios com empresas norte-americanas que buscam representantes e distribuidores no Brasil, vários empresários acompanharam uma palestra do cônsul comercial dos Estados Unidos, Paul Kullman, que apresentou números que demonstraram que Guarulhos e a região do Alto Tietê são de grande interesse para as empresas norte-americanas. “Temos muitos pontos para negociar e dar oportunidades para os empresários brasileiros e americanos” informou o cônsul.

Kullman salientou em sua explanação como 25% das exportações brasileiras são para os Estados Unidos e o Brasil é o 14º maior parceiro daquele país. “Essas exportações para os EUA devem estar pagando de 2 a 3 milhões de trabalhadores ” complementou.

DivulgaçãoEm seguida, o coordenador do projeto NUSA (Negócios com os EUA), Renato Sabaine, palestrou sobre a importância da região do Alto Tietê para estabelecer uma relação de comércio com ao EUA. Durante a sua apresentação, o coordenador argumentou que os empresários não precisam temer o estabelecimento de relações comerciais com as empresas norte-americana. “Não há motivo para ter medo de conseguir fazer negócios com os EUA. Nós estamos aqui para pegar na mão do micro e do pequeno empresário”, disse.

O representante do estado americano da Pensilvânia e do Exim-Bank, Fábio Yamada, terminou o seminário mostrando dados interessantes sobre a abertura de empresas nos Estados Unidos. Em média, a abertura acontece em um prazo de 8 horas, não é necessária a ajuda de um profissional de contabilidade e o custo é de duzentos dólares.

O seminário de incentivo ao comércio Brasil – Estados Unidos foi concluído com uma exposição de produtos para importação.

O presidente da ACE-Guarulhos, Decio Pompêo Junior, que abriu o evento, disse que o objetivo da entidade com o evento é proporcionar que as empresas guarulhenses e da região façam cada vez mais negócios com o exterior. Representando o prefeito Elói Pietá, Antonio Carlos de Almeida, Secretário de Indústria Comércio e Abastecimento parabenizou o trabalho da ACE e da Federação das Associações Comerciais de são Paulo (Facesp) para estabelecer novos empreendimentos para a Guarulhos.

DivulgaçãoNo evento compareceram Anunciato Thomeo Sobrinho, diretor de relações institucionais da ACE, Maurici Dias Gomes, superintendente da entidade, José Roberto Lapetina, representando o Ciesp, além de representantes de entidades locais,  das secretarias municipais, demais diretores da ACE e colaboradores.