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Brasileiros devem consumir 100 milhões de ovos na Páscoa

Guarulhos, 14 de março de 2005

A indústria alimentícia despejou um total de 100 milhões de ovos de Páscoa no mercado brasileiro, num acréscimo de 5% sobre a produção de 2004. Em toneladas, a produção total atingiu 19,4 mil toneladas ante 18,5 mil no balanço anterior.
A Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados) estima um faturamento da ordem de R$ 535 milhões neste ano, ante R$ 505 milhões na Páscoa passada.

O preço médio do ovo de chocolate subiu 10% em relação à data anterior ao mesmo tempo em que a indústria preparou o lançamento de 110 produtos para 2005.

Uma pesquisa da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) divulgada no final de fevereiro apontou que esse aumento dos preços teria impulsionado a demanda (no atacado) pelos chamados “ovinhos” de chocolate: 65% dos supermercadistas aumentaram as encomendas de ovos de até 150 gramas (menores e mais baratos).

Em 2004, o mercado brasileiro de chocolate foi responsável pela produção de 423,2 mil toneladas do produto (incluindo achocolatados), número 24,8% acima de 2003 e que representa um faturamento da ordem de R$ 4,7 bilhões. Para essa indústria, a Páscoa representa 11,6% (projeção para 2005) do faturamento anual.