Notícias

Fácil atinge um milhão de atendimentos

Guarulhos, 10 de março de 2005

Um grande bolo de aniversário foi distribuído às pessoas que compareceram à agência Bom Clima do Fácil – Central de Atendimento ao Cidadão, na terça-feira (08), em comemoração à marca de um milhão de atendimentos realizados pelas seis unidades. No evento, o secretário de Administração Municipal, José Luiz Ferreira Guimarães, anunciou a criação de mais uma, na Vila Galvão, até o final deste ano.

A primeira central (Bom Clima) foi inaugurada em agosto de 2002 no Paço Municipal e, no ano seguinte, o serviço foi descentralizado com a abertura de cinco novas agências: Parque Jurema, Taboão, Jardim São João, Jardim Presidente Dutra e Cumbica.

A média de atendimento diário do Fácil, que conta com 138 funcionários, é de 1.500 pessoas. Entre os serviços mais solicitados estão: protocolamento de documentos; parcelamento de débitos; segundas vias de tributos; solicitações de serviços de conservação e manutenção da cidade; abertura, encerramento e transferência de firmas; alvarás de uso do solo, entre outros.

A Central oferece mais de 700 serviços da Prefeitura, do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e Proguaru e é o resultado de um amplo trabalho de simplificação de procedimentos, desburocratização e informatização de vários departamentos. Para dar um exemplo do que isso significa, dois anos atrás, a liberação de uma certidão negativa de imposto demorava 15 dias e, após o surgimento do Fácil, ela passou a ficar pronta na hora.

A partir deste ano, a Prefeitura deverá disponibilizar alguns serviços na internet.