Notícias

Prazo para entrega da Dirf termina na segunda

Guarulhos, 25 de fevereiro de 2005

As empresas e pessoas físicas que fizeram pagamentos com retenção de imposto em 2004 têm até a próxima segunda-feira, dia 28, para entregar a Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte (Dirf) à Receita Federal. A quatro dias do prazo final, pelo menos 300 mil empresas e pessoas físicas abrangidas pela exigência ainda não entregaram o documento, segundo o Fisco, que espera receber 570 mil declarações este ano. A multa para quem deixar de enviar ou entregar fora do prazo a Dirf pela internet (www.receita.fazenda.gov.br) – único meio de entrega – é de 2% ao mês sobre o valor do imposto de renda informado na declaração, limitada a 20%.

Na segunda-feira vence também o prazo para as empresas entregarem a seus funcionários o Informe de Rendimentos. O documento é necessário para o preenchimento da declaração de Imposto de Renda deste ano, que poderá ser entregue já a partir de terça-feira. O empregador que não entregar o comprovante dentro do prazo poderá pagar multa de R$ 41,43 por funcionário.

Tanto a Dirf como o Informe de Rendimentos são documentos utilizados pela Receita para coibir a sonegação. Os dados fornecidos pelas empresas são cruzados com as informações prestadas pelos contribuintes na declaração do Imposto de Renda.

IR 2005 – A Receita Federal vai disponibilizar na internet, a partir de terça-feira, os programas para o preenchimento da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2005. A declaração poderá ser entregue até o dia 28 de abril pela web, em disquete, nas agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal, pelo telefone 0300-78-0300 ou pelo formulário de papel, nas agências dos Correios. A expectativa do Fisco é receber 20 milhões de declarações, ante 18,8 milhões entregues em 2004. Estão obrigadas a prestar contas ao Leão as pessoas que em 2004 tiveram rendimentos tributáveis superiores a R$ 12.696.

Sílvia Pimentel