Notícias

Tribunal Federal inaugura varas em Guarulhos

Guarulhos, 11 de janeiro de 2005

Guarulhos ganhou nesta segunda-feira as novas instalações das 4ª e 5ª Varas Federais da 19ª Subseção Judiciária do Estado de São Paulo. A inauguração, realizada na rua Sete de Setembro, no Centro, contou com a presença da presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª região, desembargadora federal Anna Maria Pimentel, do diretor do Foro de Seção Judiciária de São Paulo, do juiz federal Maurício Kato, além de representantes municipais, federais, juízes, advogados e do prefeito Elói Pietá.

A desembargadora Anna Maria Pimentel destacou que o objetivo da instalação das varas é acompanhar o desenvolvimento notório de uma cidade como Guarulhos, que classificou, pela existência do aeroporto, como “a porta de entrada do Brasil”. Concluiu agradecendo a parceria efetiva da Caixa Econômica Federal para a conclusão do projeto.

Segundo o TRF da 3ª região, cerca de 30 mil processos são distribuídos nas três varas federais existentes na Subseção de Guarulhos. O que contribui para o grande número é a proximidade com o Aeroporto Internacional, onde 90% das prisões efetuadas são por tráfico internacional de entorpecentes e por contrabando, crimes de âmbito federal.

Elói Pietá agradeceu o que considerou um “avanço para o município, para os advogados e todos os setores”. Afirmou ainda que o Poder Judiciário, com a iniciativa, “está empreendendo uma continuidade com inovação”.

Somente em Guarulhos existem 873 presos, sendo que 700 são estrangeiros, esperando por julgamento. Na Grande São Paulo, são, ao todo, seis novas varas do juizado especial inauguradas.

Para o presidente subseção da OAB em Guarulhos, Airton Trevisan, a instalação das novas varas contribui para o andamento dos processos relacionados à União e, conseqüentemente, à Justiça Federal. “O atendimento poderá ser realizado com muito mais rapidez”, disse.

Rosanne D?Agostino