Notícias

Responsabilidade Social vão reger os Fundos de Pensão

Guarulhos, 17 de novembro de 2004

Em certos países, os investimentos dos fundos de pensão combinam performance financeira com metas sociais que promovem o crescimento sustentado. A partir do próximo dia 23 de novembro, o Brasil vai entrar para este grupo, que consegue combinar as duas coisas.

Isto porque, neste dia, o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e a Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar, a Abrapp, vão lançar os Critérios de Investimentos Socialmente Responsáveis para Fundos de Pensão, verdadeiro marco referencial na área financeira.

Perfil diferenciado

Esses critérios poderão mudar o perfil investidor no Brasil e trazer um avanço significativo ao movimento de responsabilidade social empresarial no País. Explica-se: a partir de agora, para tomar a decisão de onde investir os recursos dos associados, os Comitês dos Fundos de Pensão deverão atentar para os objetivos financeiros, mas escolher empresas ou projetos que mantenham metas e atitudes compatíveis com o desenvolvimento sustentado da sociedade para investir.

Dentre os princípios de Responsabilidade Social Empresarial, estão atitudes simples, como: código de ética estruturado e disseminado pela organização; não-utilização de mão de obra infantil ou trabalho compulsório; igualdade de tratamento com equipes terceirizadas; adoção de programas de preservação ambiental; políticas afirmativas de inclusão de mulheres, negros e portadores de deficiência; publicação de Balanço Social; além de programa consistente de investimentos sociais e de desenvolvimento para pequenos fornecedores, para que estes gerem renda às comunidades onde estão instaladas as operações.

Construção democrática

Os critérios baseados em Responsabilidade Social Empresarial foram apresentados aos Fundos de Pensão em outubro de 2003, durante o Congresso anual da Abrapp, e disponibilizados para consulta pública a partir de então. As sugestões dadas foram sistematizadas nos critérios finais de investimentos para Fundos de Pensão, e o projeto tornou-se o primeiro no mundo a ser democraticamente construído.

Nos Estados Unidos, os “fundos éticos”, ou seja, aqueles que adotam critérios de responsabilidade social, existem desde a década de 80, e movimentam mais de US$ 2 trilhões no mercado financeiro atual. Na década de 90, tiveram um desempenho 15% superior à média dos investimentos “comuns”, conforme avaliação do Dow Jones Index.

Evento de lançamento

O lançamento dos Critérios de Investimentos Socialmente Responsáveis para Fundos de Pensão acontecerá no próximo dia 23 de novembro, à partir das 14h30, no Espaço Promon, na Av. Juscelino Kubistchek, 1830, Zona Sul de São Paulo.

Estarão presentes à solenidade de lançamento o presidente do Instituto Ethos, Oded Grajew, o presidente da Abrapp, Fernando Antônio Pimentel de Melo, o presidente do Petros (Fundo de Pensão da Petrobrás), Wagner Pinheiro, além de representantes de sindicatos e de entidades financeiras e empresariais.

Os Fundos de Pensão investiram R$ 234 bilhões em todos os setores da economia brasileira, 17% do PIB nacional, segundo dados do mês de julho da Abrapp.

Rodrigo Turrer