Notícias

Vendas online cresceram 51% no semestre

Guarulhos, 28 de julho de 2004

As vendas eletrônicas no Brasil encerraram o primeiro semestre com um crescimento surpreendente: os negócios aumentaram 51% em comparação com o mesmo período de 2003 – que já havia aumentado mais de 40% em relação a 2002 – o equivalente a uma receita de 745 milhões de reais.

O forte movimento na primeira metade do ano levou a E-bit, responsável pelas informações, a rever sua projeção para 2004. “Certamente, o movimento anual vai superar o valor previsto de 1,6 bilhão de reais”, diz Pedro Guasti, diretor-geral da empresa de pesquisa e marketing on-line. “Ainda não refizemos os cálculos, mas a estimativa preliminar é de que as vendas on-line ficarão próximas de 1,8 bilhão de reais.” O levantamento, feito com base em 270 mil questionários, não inclui as vendas de passagens aéreas, automóveis e sites de leilão.

O crescimento acelerado deve-se, basicamente, a três razões, explica o executivo. A primeira é o expressivo aumento do número de pessoas que compram via internet, os e-consumidores. Em dezembro do ano passado, 2,5 milhões de pessoas haviam feito alguma compra na web. Hoje, o contingente já soma mais de 2,75 milhões. Ou seja, 250 mil pessoas aderiram às vendas on-line nos últimos meses – o equivalente a 11% da base.