Notícias

Sebrae e CACB fazem nova parceria

Guarulhos, 21 de julho de 2004

Convênio apoiará a criação e o fortalecimento de cooperativas de crédito a partir de articulação feita pelas associações comerciais e empresarias de todo o país

O Sebrae e Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) estão firmando outra parceria, desta vez para o fomento do cooperativismo de crédito.

O apoio ao associativismo e à disseminação e fortalecimento das cooperativas de crédito, que tenham como integrantes empresários de pequenos negócios, é prioridade estratégica do Sebrae para ampliar, já no curto prazo, a oferta de crédito e demais serviços financeiros ao segmento.

“Estamos montando um tripé estratégico – cooperativismo de crédito, desenvolvimento local e representatividade – para criar um ambiente favorável ao desenvolvimento das micro e pequenas empresas nos municípios”, assinala o gerente Bruno Quick, da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae Nacional.

“Depois de um ano e meio de experiências no Paraná, vamos apresentar essa proposta de cooperativismo empresarial de crédito para as federações e associações de todo o País”, destaca o presidente da CACB, Luiz Otávio Gomes.

Pelo convênio, as associações comerciais devem articular junto à sociedade e ao poder público a constituição de instâncias locais de planejamento, mobilização, implementação e gestão de políticas de desenvolvimento local e sustentável.

Deverão ser criadas seções ou departamentos das micro e pequenas empresas na estrutura da CACB e das federações e associações coligadas. Essas instâncias serão dedicadas ao acompanhamento de questões de interesse do segmento e à interação com organismos congêneres nos âmbitos regional e nacional.

O Sebrae e a CACB já desenvolvem parcerias em relação à criação de núcleos empresariais setoriais pelo Projeto Empreender e de câmaras de arbitragem e mediação de conflitos.