Notícias

Projeto quer reintegrar meninos de rua

Guarulhos, 03 de junho de 2004

OnG realiza trabalho para reintegrar crianças e adolescentes de rua

A organização não-governamental Projeto Meninos e Meninas de Rua (PMMR), que há vinte anos trabalha com o tema em São Bernardo, implantou em Guarulhos, em novembro
de 2003, o Programa em Atenção às Crianças e aos Adolescentes em Situação de Rua, uma parceria firmada pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O objetivo do projeto é reintegrar crianças e adolescentes  em situação de risco, ou seja, que se encontram morando na rua ou trabalhando em faróis.

Segundo a coordenadora do projeto no município, Lúcia Barroso e Souza, o atendimento é feito por 10 educadores que, diariamente, vão às ruas para estabelecer contato com as crianças, descobrir como vivem, os problemas que enfrentam em casa e na rua e, assim, começar a desenvolver ações que possam reverter o processo. “A gente vai à rua, se aproxima das crianças através de jogos pedagógicos e ganha a sua confiança para entrar em contato com suas famílias”, conta a coordenadora. “O que nós tentamos fazer é retornar a criança à família para que ela se torne um sujeito de direito”.

Acreditando que somente um trabalho de assistencialismo não é o bastante para alcançar o objetivo do projeto, os educadores tentam chegar até a família da criança para desenvolver um trabalho integrado. “O trabalho feito na rua, aqui em nossa sede e com a família da criança é interligado. Isso para que a criança volte para a sua família, casa e escola”, acrescenta a coordenadora.

Pesquisa inédita – Antes mesmo de iniciar o projeto, a organização realizou uma pesquisa inédita que identificou dados básicos como perfil sócio-econômico, origem, expectativas e locais de permanência na rua. Depois, foi traçado um plano de ação e foram definidas as etapas do programa. Hoje, cerca de 150 crianças são atendidas por mês.

A pesquisa mostrou que, das 434 crianças entrevistadas – 27,6% do sexo feminino e 72,4% do masculino – 23,7% do total não estão estudando, somente 13,5% são atendidas em programas sociais e 22% já fizeram uso de álcool, a droga mais consumida entre eles. Além disso, 38,7% vivem somente com as mães e a média da renda mensal per capta é de R$49,68.

Um dado fundamental que comprova que o trabalho é bem mais complicado e não se restringe somente em retirá-las da rua é que 75% das crianças vão às ruas para trabalhar. E mais: 62% da renda familiar mensal são obtidos através desse “trabalho”. “Isso mostra que não podemos simplesmente retirar as crianças da rua, pois o sustento de suas famílias depende, em grande parte, deste trabalho”, explica a coordenadora. Ainda mais considerando que 52% dos pais ou responsáveis hoje se encontram desempregados.

Conheça e apóie o Projeto Meninos e Meninas de Rua. A sede fica na rua Benedito Rodrigues de Freitas, 78, no Centro. Entre em contato pelo telefone (11)6441-8611 ou e-mail: pmmrguarulhos@uol.com.br.